Futuros moradores do Colinas 1 e 2 participam de sorteio
22/12/2015
Pela manhã participaram os 200 habilitados para receber um apartamento no Colinas 1, à tarde os beneficiados do Colinas 2.
Pela manhã participaram os 200 habilitados para receber um apartamento no Colinas 1, à tarde os beneficiados do Colinas 2. Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Governança

Os 400 futuros moradores dos residenciais Colinas 1 e Colinas 2, no Cajuru, zona leste de São José dos Campos, conheceram nesta terça-feira (22) a localização exata de suas unidades dentro do empreendimento. Todos participaram de um sorteio realizado pela Prefeitura e Caixa Econômica Federal para a definição dos endereços de cada um dos contemplados com uma moradia no conjunto habitacional.

O evento ocorreu no Centro da Juventude com a presença do prefeito, do secretário de Habitação, representantes da Caixa e do Legislativo municipal. A solenidade foi dividida em dois períodos, pela manhã participaram os 200 habilitados para receber um apartamento no Colinas 1, à tarde foi a vez dos outros 200 beneficiados do Colinas 2.

O novo endereço da aposentada Regina Vitorino de Alvarenga, 67 anos, será no residencial Colinas 1. Devido a uma pequena dificuldade para se locomover, o apartamento que ela vai morar com os dois filhos fica no pavimento térreo. No entanto, para ela, o maior problema de locomoção que enfrentou foram os 40 anos parada na fila de espera por uma casa própria em São José.

“Acabei de me aposentar e nunca deixei de cumprir minhas obrigações, mesmo assim, não tive condições de comprar uma casa. Com o salário que eu ganhava era muito difícil ter financiamento. Sempre fui na Prefeitura e a resposta era que eu não tinha sido sorteada. Foi muito difícil manter a esperança até agora”, disse dona Regina.

A dificuldade que a aposentada enfrentou para conseguir condições financeiras para adquirir uma moradia própria somente foi solucionada a partir de 2013, quando a Prefeitura assinou convênio com o governo federal e modificou leis municipais para trazer ao município o programa Minha Casa, Minha Vida.

“Nossa cidade não tinha política habitacional voltada para atender quem mais precisa. Esses empreendimentos estão direcionados para famílias que vivem com renda até R$ 1.600, ou seja, uma expressiva parcela da população que precisava apenas de uma oportunidade para ter uma casa própria. Nós criamos essa oportunidade e estamos construindo e entregando esses imóveis”, disse o prefeito.

Minha Casa, Minha Vida

Desde 2013, quando firmou convênio com o governo federal e implantou o programa Minha Casa, Minha Vida em São José, a Prefeitura já contratou 4.195 unidades. Dessas, 972 já formam entregues para a população (528 do Colônia Paraíso, 300 do Alto da Ponte e 144 do Campos de São José). As demais estão em construção.

Além disso, outras 1.317 famílias foram atendidas em programas da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em parceria com a Prefeitura. O governo do estado de São Paulo também colabora com o programa habitacional do município por meio do programa Casa Paulista.

Colinas 1 e Colinas 2

Os apartamentos dos residenciais Colinas 1 e Colinas 2 possuem 43,05 metros quadrados, com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e vaga de garagem. Os condomínios estão equipados com playground, quadra de esportes, salão de festas e portaria. A previsão é que os empreendimentos sejam entregues a seus futuros moradores no início do próximo ano.