“Eu já tinha feito o curso básico de informática e senti a necessidade de fazer o avançado, porque sempre é bom se manter atualizada no meio virtual que vivemos agora. Eu sempre fico pesquisando as novidades na internet”, disse Maria Elizabeth Santos, de 64 anos, que já se formou no curso.
“Alguns idosos no início do curso não acreditam que conseguiriam. No término, é emocionante ver a alegria por conseguirem usar os seus equipamentos. É muito gratificante para nós professores ensiná-los e vê-los aprendendo”, disse Marcia Cristina Lopes, professora de informática da unidade Centro.
Nas aulas de informática básica, os alunos aprendem a usar comandos do Windows (criar pastas, aplicativos, usar pen drive), edição de texto no Word e acessam a internet (princípios básicos de navegação, pesquisa e criação de conta de e-mail). O curso avançado é destinado àqueles que já fizeram o curso básico.
Já nas aulas inglês o desenvolvimento do curso ocorre por meio de atividades práticas, como tradução de palavras e identificação de classes gramaticais. “É bom aprender a língua inglesa para poder viajar. É isso que mais me incentiva”, disse Neide Alves, de 63 anos, frequentadora da Casa Norte.
“O curso para a maioria dos alunos é a realização de um sonho antigo. Alguns viajam para o exterior e querem ser independentes nessas viagens. Existe alunos que possuem filhos e netos que vivem em países de língua inglesa e que querem estar mais próximos deles”, disse Elisa Nejaim, professora de inglês na unidade Centro.
Os cursos são oferecidos gratuitamente nas quatro unidades da Casa do Idoso (Centro, Sul, Leste e Norte). Para inscrever-se, basta ir à recepção com a carteirinha da unidade e aguardar ser convocado.