Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos já programou a agenda dos trabalhos de ampliação e modernização do sistema público de iluminação para o início do próximo ano. Somente na primeira quinzena de janeiro, serão instalados 42 novos pontos de luz em diferentes bairros das regiões norte, leste, sul e central do município.
Somente nesta primeira etapa de ampliação e modernização, 15 novas lâmpadas de 250 watts serão instaladas na avenida Aparecida Maria Consiglio, no Nova Michigan, em substituição as lâmpadas de 100 watts existentes, melhorando a luminosidade daquela via da zona leste da cidade. Trata-se de um investimento que a Prefeitura está realizando na segurança pública, conforto e de mobilidade dos cidadãos.
A potência de iluminação de cada um dos novos pontos de luz que serão instalados varia entre 100 watts e 400 watts. Também serão atendidos os bairros Jardim Santa Maria, Nova República, Águas do Canindú, Santa Luzia e o distrito de São Francisco Xavier.
De acordo com o diretor de concessionarias da Secretaria de Obras, a previsão é que a Prefeitura instale nos primeiros seis meses de 2016 ao menos 1.200 pontos de iluminação em diferentes regiões de São José. “Nosso contrato de ampliação e modernização tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais cinco. Neste primeiro ano estamos investindo R$ 860,9 mil”, disse o diretor.
Investimento
A ampliação da iluminação pública de São José foi firmada em contrato assinado pela Prefeitura no início desse mês com a empresa Engeluz Iluminação e Eletricidade. A manutenção do sistema existente continuará a cargo da Urbam (Urbanizadora Municipal), que realiza o serviço sob a supervisão da Secretaria de Obras.
São José dos Campos possui 75 mil pontos de iluminação (públicas e ornamentais) e, desde que a Prefeitura assumiu os serviços demanutenção 17.715 lâmpadas defeituosas foram substituídas. O número representa a recuperação de 22% da iluminação de ruas e praças no período de onze meses.
Atualmente, a cidade apresenta um dos menores índices de lâmpadas apagadas do Estado de São Paulo, com percentual de 1,2% em relação ao total de pontos de iluminação pública. O quantitativo é muito inferior ao índice de 3%, considerado como ideal pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).