Urbam recolhe 134 t de materiais eletroeletrônicos nas residências
Secretaria de Governança
A Urbam recolheu 134 toneladas de materiais eletroeletrônicos nas residências dos joseenses até 15 de dezembro de 2015. Por meio do atendimento agendado pelo telefone 156, são recolhidos computadores, monitores, teclados, mouses, impressoras, televisores e pequenos aparelhos eletrônicos, além de geladeiras, máquinas de lavar e fogões sem condições de uso.
O serviço foi implantado em agosto de 2009. São recolhidas, gratuitamente, pequenas quantidades nos domicílios. Quem preferir, também pode levar os materiais nos PEV´s (Pontos de Entrega Voluntária).
Em 2014, foram recolhidas 103.49 toneladas - volume que havia registrado recorde de atendimento, pois a Urbam passou a receber equipamentos da linha branca, como geladeiras, máquinas de lavar e fogões. Em 2013, foram recolhidas 77,43 toneladas.
A coleta especial tem como objetivo facilitar a vida da população e oferecer destino correto aos equipamentos velhos que contêm substâncias tóxicas e, por isso, precisam de tratamento especial. Se descartado em locais inadequados, o lixo eletroeletrônico pode causar danos à saúde e poluir o meio ambiente.
O atendimento é exclusivo aos usuários domésticos, em pequenas quantidades. Empresas, comércios, oficinas de montagem e manutenção, entre outros, devem continuar dando destino próprio ao seu lixo eletrônico.
Todo esse material recolhido fica armazenado temporariamente na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS), no bairro Torrão de Ouro, e é encaminhado às empresas especializadas na descontaminação e reciclagem destes equipamentos.
A Urbam orienta a população a fazer doações dos equipamentos que ainda estão em funcionamento. Devem ser disponibilizados para o descarte apenas equipamentos que não têm mais reaproveitamento.
O recolhimento do lixo eletrônico complementa os trabalhos já realizados pela Urbam, por meio da gestão integrada de resíduos sólidos. A Urbam realiza a coleta regular do lixo, a coleta seletiva e a coleta da varrição, além da coleta de resíduos da área de saúde. Os resíduos recebem destinação apropriada na ETRS.