Secretaria de Governança
Engana-se quem pensa que contar histórias é papel somente de adultos. Prova disso é o projeto “Pequenos Contadores de Histórias”, trabalhado junto aos jovens alunos de 44 Salas de Leitura das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFS) de São José dos Campos.
De acordo com a orientadora de ensino Ana Lúcia Machado, coordenadora do programa Salas de Leitura da rede, o projeto consiste em capacitar os alunos na técnica de contação de histórias, trabalhando a linguagem oral. “O projeto traz inúmeros benefícios aos estudantes, como a desenvoltura, disciplina, criatividade e trabalho em equipe.”
Os alunos, segundo Ana Lúcia, trabalham a técnica com a utilização de fantoches e as contações são feitas geralmente em eventos nas escolas. “Participam somente os alunos que não estão de recuperação, servindo de incentivo aos demais”, disse.
Segundo a orientadora, a expectativa para o próximo ano é conquistar novos estudantes e ganhar ainda mais visibilidade entre as escolas. “Esse ano já foi excelente, o projeto ganhou mais força. Estamos animados para 2016”, ressaltou.
Na EMEF Mercedes Carvevalli Klein, no Jardim Satélite, região sul da cidade, o projeto é sucesso e os resultados já são verificados junto à comunidade escolar.
“Esse projeto ajuda na comunicação dos alunos em um diálogo melhor, perder a timidez de falar em público, além claro, de trabalhar a interpretação de texto e ajudar a entender os gêneros textuais”, afirma a professora da Sala de Leitura da unidade, Heloísa Viera.