Rede municipal forma ‘Pequenos Contadores de Histórias’
30/12/2015
As contações são feitas geralmente em eventos nas escolas. “Participam os alunos que não estão de recuperação,para incentivar aos demais
As contações são feitas geralmente em eventos nas escolas. “Participam os alunos que não estão de recuperação,para incentivar aos demais Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Engana-se quem pensa que contar histórias é papel somente de adultos. Prova disso é o projeto “Pequenos Contadores de Histórias”, trabalhado junto aos jovens alunos de 44 Salas de Leitura das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFS) de São José dos Campos.


De acordo com a orientadora de ensino Ana Lúcia Machado, coordenadora do programa Salas de Leitura da rede, o projeto consiste em capacitar os alunos na técnica de contação de histórias, trabalhando a linguagem oral. “O projeto traz inúmeros benefícios aos estudantes, como a desenvoltura, disciplina, criatividade e trabalho em equipe.” 


 Os alunos, segundo Ana Lúcia, trabalham a técnica com a utilização de fantoches e as contações são feitas geralmente em eventos nas escolas. “Participam somente os alunos que não estão de recuperação, servindo de incentivo aos demais”, disse.


 Segundo a orientadora, a expectativa para o próximo ano é conquistar novos estudantes e ganhar ainda mais visibilidade entre as escolas. “Esse ano já foi excelente, o projeto ganhou mais força. Estamos animados para 2016”, ressaltou.


 Na EMEF Mercedes Carvevalli Klein, no Jardim Satélite, região sul da cidade, o projeto é sucesso e os resultados já são verificados junto à comunidade escolar.


 “Esse projeto ajuda na comunicação dos alunos em um diálogo melhor, perder a timidez de falar em público, além claro, de trabalhar a interpretação de texto e ajudar a entender os gêneros textuais”, afirma a professora da Sala de Leitura da unidade, Heloísa Viera.