A Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Mercedes Rachid Edwardsm, do Distrito de São Francisco Xavier, terá uma nova atividade no ano letivo de 2016.
A escola vai participar do Programa de Compostagem de Resíduos Orgânicos da Prefeitura de São José dos Campos, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O programa prevê a compostagem do material orgânico na fonte geradora. A iniciativa está alinhada com a política ambiental de resíduos sólidos, consolidada pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos (Decreto nº 16.762 de 10 de dezembro de 2015).
A escola receberá 10 composteiras onde serão armazenados restos de alimentos gerados no refeitório, tais como restos e cascas de frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, saquinhos de chá, filtro e borra de café, cascas de ovos, incluindo resíduos de origem animal.
O material deverá ser misturado com folhas secas e serragem, que auxiliarão no processo de decomposição, sem gerar cheiro e líquidos. Em algumas semanas, o material confinado se transformará em adubo orgânico, rico em nutrientes, que poderá ser utilizado na conservação de hortas e jardins.
A compostagem é tendência mundial que visa dar destino nobre e ambientalmente correto para os resíduos domiciliares orgânicos, evitando que sejam aterrados. Uma das diretrizes da Política Municipal de Resíduos é o incentivo à compostagem. O tratamento dos resíduos orgânicos, somado à reciclagem dos materiais secos, aumentará consideravelmente a vida útil do Aterro Sanitário.
A atividade também vai integrar projeto pedagógico da escola oferecendo conceitos de sustentabilidade para os estudantes, conforme destaca o professor de história Gilson Bambuíra, coordenador do atelier sociedade, educação ambiental e sustentabilidade na escola.
“Nós já desenvolvemos diversas ações ligadas à reciclagem, sempre estimulando o envolvimento e protagonismo dos alunos. O fato de haver uma política pública para ampliar isso no município, nas escolas, vem somar forças para que não seja um projeto isolado. A escola pode ser um ponto de irradiação desta política e isso é fundamental para a APA (Área de Proteção Ambiental) de São Francisco Xavier”.
O programa será possível a partir do apoio da Secretaria Municipal de Educação. “Tivemos uma conversa preliminar com a Secretária de Educação sobre a aplicação desta experiência para as 11 escolas de ensino integral da rede municipal para o ano para 2016”, destacou o diretor de Gestão Ambiental Rubens Negrini Pastorelli Júnior.
Para dar início ao projeto, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou um estudo junto à direção da escola Mercedes, para verificar o volume de resíduos gerados e a infraestrutura necessária. Durante o período de férias será construído um galpão para abrigar as composteiras que passarão a funcionar no início do ano letivo. A Secretaria de Meio Ambiente vai acompanhar e prestar suporte para consecução do Programa. |