Segurança do Parque da Cidade apresenta resultado positivo
03/01/2016
O local passou a contar com guardas motociclistas fazendo o policiamento preventivo no interior e nas imediações do parque
O local passou a contar com guardas motociclistas fazendo o policiamento preventivo no interior e nas imediações do parque Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A presença da 4ª Inspetoria da Guarda Civil Municipal (GCM), formada pelo Grupamento Tático de Apoio Preventivo (motos), instalada há 45 dias no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, está trazendo resultados positivos para a segurança do local. Há mais de 30 dias não há registro de roubos.

 

O local, que já possuía uma base da GCM com guardas responsáveis pela segurança em sistema de plantão 24 horas, passou a contar com guardas motociclistas fazendo o policiamento preventivo no interior e nas imediações do parque, além da região central da cidade.

 

A segurança é reforçada com a presença da base móvel da corporação em dias de eventos no Parque e também com o auxílio das câmeras de segurança monitoradas pelo Centro de Operações Integradas (COI).

 

Em novembro, em três ocorrências distintas, a Guarda prendeu em flagrante adolescentes armados praticando roubo no Parque da Cidade e um outro menor com um veículo roubado. Os pertences, bolsas e celular, assim como o carro, foram recuperados e devolvidos para seus proprietários. Os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia da Infância e da Juventude (DIJU) na presença de seus responsáveis.

 

Segundo a comandante da Guarda Municipal, Maria dos Milagres Araújo de Farias, desde então, não há registro de roubos ou outros episódios no Parque.  “Já completamos 30 dias sem ocorrências, resultado da presença ostensiva do nosso efetivo no local e de uma maior articulação entre a Guarda e a Administração do Parque da Cidade”, destacou.

 

Os visitantes do Parque da Cidade também estão tendo a percepção de melhoria na  segurança do local. A fotógrafa Vanessa Caldi estava no Parque nesta semana para um ensaio fotográfico com a pequena Yasmin, de 1 ano, junto com os pais da criança Amanda Almeida e Emelsio da Silva, moradores do Putim. “Sempre venho fotografar aqui no Parque da Cidade, pois é um cenário maravilhoso. Hoje mesmo os guardas passaram pela gente, nos deram orientações sobre a segurança, para evitar áreas isoladas, mas, geralmente, eles ficam próximos quando estamos fotografando e isso nos deixa muito tranquilos”, destacou Vanessa.

 

Tamara Silva, 34 anos, moradora do Jardim América, levou os filhos Mateus Felipe, de 10 anos, e Isabella Vitória, de 4 anos, para aproveitar os primeiros dias de férias e notou a mudança. “Hoje, duas viaturas já passaram por mim durante o passeio. Percebo que os guardas estão mais presentes sim”, afirmou.

 

Para o secretário de Meio Ambiente interino, a destinação de um espaço para abrigar a base da Inspetoria foi essencial para começar a transformar essa realidade. “Precisamos garantir que as pessoas de bem possam ocupar esse Parque em segurança e harmonia. Com este movimento, haverá cada vez menos espaço para a atuação de marginais”.

 

O Parque da Cidade é a maior área verde localizada na região urbana da cidade, com quase 1 milhão de metros quadrados, contando com edificações históricas, paisagismo de Burle Marx, pista de caminhada, academia ao ar livre adulto e infantil, parquinho para crianças, parque canino, ponto para prática de slackline e espaços para cultura. Bosques, lagos, ilha artificial e diversos animais silvestres configuram seu vasto patrimônio ambiental.