Secretaria de Governança
O Procon Municipal de São José dos Campos
vem registrando aumento no número de pessoas que procuraram o órgão para
solucionar problemas de consumo. Em 2015, quando completou o primeiro ano em
novo endereço, foram registrados 57.023 atendimentos, 1,17% a mais se comparado
a 2014, quando foram computados 56.362 atendimentos.
Além do novo espaço físico, mais amplo e
confortável para o atendimento ao público, em 2015 o Procon Municipal
informatizou o atendimento telefônico, para dúvidas e informações, e contabilizou
2.900 ligações. Além disso, foram mais de 28 mil atendimentos presenciais a
consumidores.
Do total de atendimentos, 13.778 casos
foram encerrados na primeira etapa do processo, quando o Procon contata o
fornecedor e a solução é imediata, e 5.697 foram referentes a abertura de
reclamação formal, após negativa do fornecedor em resolver o problema no
primeiro contato do órgão.
“Cada etapa de um processo aberto no Procon
Municipal é contabilizado individualmente como atendimento realizado, e estes
dados integram o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor
(Sindec), no qual constam todas as ações e informações dos órgãos de Defesa do
Consumidor de todo o país”, afirmou a coordenadora do Procon Municipal.
No fim do ano passado, o Procon Municipal
também implantou dois novos programas para auxiliar o consumidor: a divulgação
do site www.consumidor.gov.br, que permite fazer
reclamações via internet e o consumidor se relacionar diretamente com a
empresa, e o lançamento do Programa de Apoio ao Superendividado, que auxilia
devedores na negociação com seus credores cujo montante das dívidas não lhes
permitem prover a própria subsistência.
Em 2015, o Procon de São José dos Campos
realizou 6.242 audiências de conciliação entre fornecedores e consumidores, com
índice de acordo de 53%. Os casos que não chegaram a um acordo entre as partes,
o Procon orienta o consumidor a recorrer ao Juizado Especial Cível (JEC),
conhecido como Pequenas Causas.
Nova sede
Por quase duas décadas, o Procon funcionou
em um prédio de 350 metros quadrados na Rua Vilaça (centro), e atendia, em
média, 200 pessoas por dia. Com espaço limitado, dois funcionários faziam o
trabalho de recepção e triagem, e encaminhavam para os 11 guichês de
atendimento. Diariamente, eram realizadas 25 audiências de conciliação.
A nova sede, inaugurada dia 15 de dezembro
de 2014, possui 750 metros quadrados de área útil, e funciona na Rua Paulo
Setúbal 220, onde abrigava o antigo Fórum, no Jardim São Dimas (centro). Com 21
guichês para atendimento, triagem e informações, o novo Procon Municipal passou
a ter estrutura para atender 400 pessoas por dia e realizar 36 audiências
diárias.