São José devolve nesta sexta os medicamentos de alto custo ao Estado
Secretaria de Governança
Nesta sexta-feira (08), às 9h, São José dos Campos devolverá todos os medicamentos de alto custo sob responsabilidade do governo do estado de São Paulo. Os itens restantes foram catalogados na Farmácia Cidadã, de onde eram distribuídos pela Prefeitura aos pacientes até dezembro. Agora, esse serviço ficará a cargo do Estado.
Os remédios serão entregues ao Núcleo de Apoio Farmacêutico do Estado de São Paulo, localizado no Parque da Cidade. Desde 4 de dezembro, a Prefeitura vem informado o Estado que não realizaria mais a entrega dos medicamentos. A decisão foi motivada pelas constantes faltas e atrasos no fornecimento por parte do governo estadual.
Sem a mínima previsão de regularização por parte do Estado, cerca de 1.500 pessoas por mês estão com atendimento prejudicado. A recorrente falta dos medicamentos provocou até agressões de pacientes a servidores municipais. A Prefeitura enviou diversos ofícios ao Estado em busca de soluções, o que acabou não ocorrendo.
“Estamos com grandes problemas de atraso na chegada desses medicamentos de alto custo. Não temos nenhuma informação de quando e se irão chegar, o que culminou até com agressões a servidores municipais. Continuar esse trabalho do Estado tornou-se insustentável”, afirmou o secretário de saúde.
Ainda segundo o secretário de saúde de São José, desde o envio do primeiro ofício ao secretário de estado, David Uip, foram feitas tentativas de agendar reuniões na busca de possíveis soluções para o problema.
“A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo não está aberta ao diálogo e com essa posição estará prejudicando os pacientes. Não deram nenhuma resposta. O compromisso que tínhamos de tentar alguma forma de contato com o secretário de Saúde do Estado, para acertar uma transição ou solução para o problema, infelizmente acabou não acontecendo”, explicou o Secretário.
Segundo o secretário de Saúde, o Governo do Estado não respondeu a tentativa de agendamento de reunião por parte do gabinete do prefeito, e também não atendeu solicitação da Delegacia Regional de Saúde do Estado do Vale do Paraíba. “Estamos concluindo o que já havia sido determinado ainda em dezembro, que é devolver esses medicamentos”, afirmou.
Já os remédios fornecidos pela Prefeitura de São José continuam sendo distribuídos normalmente. A Prefeitura oferece para seus pacientes 465 itens de medicamentos.