Para artista plástico, Parque da Cidade é patrimônio do mundo
08/01/2016
Algumas obras de Andruchak podem ser conferidas na Sede da FCCR, Museu do Folclore, Poupa Tempo e na Sede da ABCAer
Algumas obras de Andruchak podem ser conferidas na Sede da FCCR, Museu do Folclore, Poupa Tempo e na Sede da ABCAer Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

 O artista plástico e muralista paranaense Marcos Andruchak visitou o Parque da Cidade Roberto Burle Marx nesta semana. Conhecido pela pintura e escultura de painéis de grandes dimensões, utilizando técnicas de relevo e formas geometricistas, Andruchak é um dos talentos da arte brasileira, tendo pinturas em diversos países (França, Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Suiça, Holanda, Estados Unidos, México e Japão).

A visita de Andruchak foi para conhecer as obras de revitalização da Residência Olivo Gomes. Para ele, a importância do Parque da Cidade vai além de São José dos Campos. “Este parque é um patrimônio que deve ser divulgado para o mundo. Fiquei encantado com as ações de recuperação da Residência e percebo isto como um grande movimento no sentido de investir em sua melhoria, o que me deixa muito animado”, afirmou.

Andruchak conta ter um carinho especial pela região em que morou por 15 anos antes de se mudar para Natal, onde atualmente reside, leciona e desenvolve suas pesquisas e projetos de extensão em arte e design no Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Vivi no Vale por muito tempo e me sinto daqui. Quando fui para Natal, fiquei com a sensação de que poderia ter contribuído mais com nossa região e agora que estou com mais mobilidade devido a projetos em São Paulo, e está havendo esta abertura pelo município, poderemos pensar nisso”.

A difusão da arte na cultura popular, segundo ele, abre uma ponte para conquistas de cidadania, respeito e crescimento cultural, assim como a apropriação e valorização dos espaços públicos. “No trabalho que desenvolvo com alunos, professores e comunidades, temos um processo coletivo em que eles participam colaborativamente da construção daquela obra, sentindo-se todos parte dela. É fundamental fomentar a participação do outro.”

Algumas obras de Andruchak podem ser conferidas em São José dos Campos na Sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Museu do Folclore, Poupa Tempo e na Sede da ABCAer – Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial.

Além das melhorias na infraestrutura do Parque da Cidade previstas para 2016, a Prefeitura de São José dos Campos busca estabelecer parcerias com órgão públicos, atores sociais, entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada para impulsionar projetos de valorização do seu patrimônio histórico, arquitetônico, paisagístico e ambiental, assim como enriquecer a agenda cultural do Parque.