Secretaria de Governança
Os usuários de planos de saúde individuais
e coletivos passaram a ter direito a mais de 21 novos procedimentos médicos,
que se tornaram obrigatórios no país. O Procon Municipal de São José dos Campos
alerta sobre a importância dos consumidores exigirem seus direitos, inclusive
de reclamar no órgão caso alguma operadora se negue a realizar os exames
previstos.
As novas coberturas obrigatórias foram
anunciadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e entraram em vigor
no dia 2 de janeiro. A nova lista inclui, por exemplo, o teste rápido de sangue
para diagnóstico de Dengue e Chikungunya, para que os pacientes tenham o
resultado na própria emergência do hospital.
Em 2015, o Procon Municipal registrou 428
atendimentos de queixas contra empresas de planos de saúde. As cinco mais
reclamadas foram Unimed (70), SulAmérica (44), Santa Casa Saúde (35), Qualicorp
(29) e Clínica São José (25). O órgão ainda atendeu outros 349 consumidores com
dúvidas sobre o assunto, que não fizeram registro de queixa.
“Muitos nos procuram para tirar dúvidas
gerais sobre o seu plano de saúde, e damos a orientação, sem que muitas vezes
haja necessidade de registro de queixa”, disse o supervisor de fiscalização do
Procon Municipal. Com relação à inclusão de novos
procedimentos no rol da ANS, ele considera “uma conquista para o consumidor,
que deve exigir seus direitos e denunciar quando houver violação.”
As principais reclamações registradas no
Procon ano passado estavam relacionadas a problemas no contrato, como falta de
cobertura, abrangência e reembolso, e também negativa de cobertura e reajuste
de preço. A lista das empresas mais reclamadas
no Procon
de São José dos Campos está disponível no site da Prefeitura.
O consumidor que se sentir lesado e quiser
registrar uma queixa, pode procurar o Procon Municipal na Rua Paulo Setúbal,
220, no Jardim São Dimas (no prédio do antigo Fórum), e no Centro de Apoio ao Cidadão
(CAC), na rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33, na Vila Santa Luzia,
das 8h às 17h. Informações pelos telefones 151 e 3909-1440.
Lista da ANS
A medida é resultado do processo de revisão
periódica do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que contou com reuniões
do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE) e de consulta
pública realizada pela ANS.
A lista completa dos novos
procedimentos
e coberturas está disponível no site da ANS, que também disponibiliza em seu
portal, na internet, um Índice de Reclamações, que possibilita ao consumidor
comparar a atuação das operadoras de planos de saúde.