Bolsistas do PIQ participam de treinamento de capacitação profissional
14/01/2016
O treinamento aborda temas como noções de direitos do trabalhador, saúde, segurança no trabalho, educação postural, alimentação, etc
O treinamento aborda temas como noções de direitos do trabalhador, saúde, segurança no trabalho, educação postural, alimentação, etc Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Desde o início de janeiro, bolsistas do PIQ (Programa de Incentivo à Qualificação) estão participando de um treinamento de capacitação profissional promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura.

 Nesta semana, as atividades acontecem no CRAS da região Centro, envolvendo 40 pessoas. Durante toda a semana passada, na Casa do Idoso Sul, participaram 120 bolsistas da Fundhas e Secretaria de Educação.

 O treinamento aborda temas como noções de direitos do trabalhador, saúde, segurança no trabalho, educação postural, alimentação saudável, planejamento para inserção no mercado do trabalho, postura e ética profissional, previdência social e noções de como abrir micro empresa.

 No segundo semestre do ano passado, 281 bolsistas se formaram nos cursos de capacitação oferecidos pelo Senac e Secretaria de Educação. Os cursos oferecidos foram de salgadeiro, segurança condominial, assistente de RH, cozinha, corte e costura, elétrica, controle dimensional, auxiliar administrativo, gestão, recepcionista, gestão do tempo e organização do trabalho, restauro e gastronomia. Outros 74 bolsistas concluíram o ensino fundamental, se formando nos cursos do EJA I e II.

 O PIQ é um programa social de incentivo à qualificação, com objetivo de proporcionar ocupação, qualificação profissional e auxílio financeiro (bolsa-auxílio) para a população de baixa renda e desempregada de São José dos Campos. Durante a permanência no programa, o bolsista participa de cursos de qualificação profissional, alfabetização ou palestras destinadas a proporcionar integração e convívio social.

 Atualmente, cerca de 1.300 pessoas participam do programa, que tem a parceria da Fundhas, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Serviços Municipais e Senac.

 Além dos cursos, entre os benefícios do PIQ estão a bolsa auxílio no valor de R$ 811 e vale-alimentação de R$ 100. Também é concedida meia bolsa qualificação durante 90 dias ao bolsista que, durante sua permanência no programa, ingressar no mercado de trabalho.