Clemente Gomes tem oficina sobre instrumento de maracatu
14/01/2016

Secretaria de Governança

Em continuidade aos preparativos para o Carnaval, o Centro Cultural Clemente Gomes (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana) recebe nesta sexta-feira (15), às 19h, em sua área externa, a oficina "Toque de Agbê e Dança", ministrada por Luciana Felix dos Santos. A classificação é livre, sem necessidade de experiência prévia. O valor para participar da oficina é R$ 10.

Na atividade realizada pelo grupo Maracatu no Parque, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, os participantes receberão noções dos toques do agbê, instrumento de percussão composto por cabaça, linha encerada e malha de miçangas.

Durante a oficina, a brincante de maracatu também explicará as diferenças rítmicas entre os baques virado e solto e ensinar passos de maracatu.

Há mais de seis anos, Luciana Felix dos Santos estuda e integra grupos de maracatu, tendo passagem pelo Arrastão do Beco e Cia de Cultura Popular Lelê de Oyá, atualmente, integra a Cia. Porto de Luanda e a Cia. Caracaxá.

Em caso de chuva, a atividade será realizada no Espaço Piraquara.

Maracatu no Parque

As oficinas de maracatu seguem nas próximas sextas-feiras (22 e 29) no mesmo horário e local. Elas serão gratuitas. Um dos objetivos desse trabalho é a composição de uma ala no tradicional bloco carnavalesco Pirô Piraquara, da FCCR, que sairá às ruas nos dias 4 e 6 de fevereiro.

O maracatu é um ritmo pernambucano marca do carnaval de Recife e Olinda. Nele é característico o uso de instrumentos de percussão. A dança se desenvolve num cortejo, que conta com rei, rainha e toda uma corte simbólica.