Cooperativas de Catadores formalizam a criação de um Comitê Municipal
15/01/2016
Representantes das cooperativas de catadores oficializaram a formação de um Comitê Municipal de Cooperativas
Representantes das cooperativas de catadores oficializaram a formação de um Comitê Municipal de Cooperativas Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Representantes das cooperativas de catadores de São José dos Campos oficializaram nessa quinta-feira (14) a formação de um Comitê Municipal de Cooperativas, em cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“O objetivo do Comitê é promover a união e a organização das cooperativas de catadores, tendo como princípio os valores do cooperativismo e visando o bem comum”, explicou o catador e presidente interino do grupo, Edson Alves Viana, da Cooperativa de Catadores Alfa.

Segundo ele, o grupo terá dois membros de cada cooperativa da cidade e se reunirá mensalmente para discutir assuntos de interesse do cooperativismo, as demandas e dificuldades encontradas pelas cooperativas para buscar soluções conjuntas. Outro fator fundamental é a articulação do grupo para ampliar a captação de materiais recicláveis no município, por meio de reuniões com empresas e entidades.

Atualmente, existem quatro cooperativas no município: a Cooperativa Futura, a Cooperativa São Vicente, a Cooperativa de Catadores Alfa e a Coopertech, mas a intenção do Comitê é fortalecer o movimento e auxiliar para que o grande número de catadores informais se integre ao cooperativismo.

Os princípios do comitê expressos no estatuto contemplam: - promoção da assistência social às minorias excluídas; promoção do desenvolvimento econômico sustentável e combate à pobreza; preservação, defesa e conservação do meio ambiente; promoção gratuita da educação e da saúde; promoção de ajuda mútua entre as cooperativas.

Para Edson Alves, representante da Alfa, a formação do comitê também será fundamental para a integração das cooperativas ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos, um instrumento que é de toda a sociedade.

“A sociedade como um todo precisa conhecer e participar desse plano. Nós cooperados somos apenas parte da solução para os resíduos. Estamos chamando também a sociedade para assumir sua responsabilidade”, declarou.

“É a primeira vez que vemos na cidade esse protagonismo e liderança das Cooperativas. Esses atores sociais fizeram história ontem”, destacou o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Rubens Negrini Pastorelli Júnior.

Após as formalidades de registro oficial do Comitê em cartório, será convocada uma assembleia geral dentro de aproximadamente 90 dias para votação da sua diretoria definitiva.