Prefeitura vai construir mais oito Academias da Primeira Idade em SJC
15/01/2016
A cerimônia de assinatura do contrato aconteceu no auditório da superintendência da Caixa, no Jardim Aquarius, zona oeste
A cerimônia de assinatura do contrato aconteceu no auditório da superintendência da Caixa, no Jardim Aquarius, zona oeste Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Governança

O prefeito assinou na manhã desta sexta-feira (15) convênio com a Caixa Econômica Federal para a liberação de recursos destinados a construção de oito Academias da Primeira Idade em São José dos Campos. Os equipamentos têm a finalidade de incentivar a prática regular da atividade física ou desportiva pelas crianças no município.

A cerimônia de assinatura do contrato aconteceu no auditório da superintendência da Caixa, no Jardim Aquarius, zona oeste da cidade, e contou com a presença do ministro de Estado da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, do vice-presidente de Governo da CEF, Paulo José Galli, do secretário de Obras de São José, e outras autoridades locais.

A verba para a instalação das Academias da Primeira Idade é fruto da parceria da atual administração com o Governo Federal, que destinou R$ 498,6 mil do Orçamento Geral da União para os novos equipamentos. O projeto das API’s está sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras e deve ser finalizado ainda neste primeiro semestre.

“É importante desenvolver desde cedo a consciência da prática regular de atividades físicas. Por meio do esporte a criança ganha habilidades de socialização, valores de cooperação e conhece seus limites e suas potencialidades”, destacou o prefeito.

Academias da Primeira Idade

Com a inauguração desses oito novos espaços, a cidade chegará a 12 Academias da Primeira Idade. Os equipamentos são semelhantes aos de um playground, mas desenvolvidos para estimular a atividade motora e ajudar a prevenir a obesidade infantil e doenças decorrentes deste problema, como hipertensão e diabetes.

São José tem 125 academias espalhadas pelos bairros, além das quatro unidades específicas para as crianças acima de 8 anos. Os equipamentos são mantidos pela Prefeitura, que disponibiliza professores de educação física para orientar a população sobre a forma correta do uso de cada aparelho.

“Estou orgulhoso de poder participar dessa operação em São José. É uma iniciativa inovadora da Prefeitura que vai ser muito bem recebida pela população”, afirmou o ministro da Integração, Gilberto Occhi.