Bolsistas do PIQ participam de oficinas educativas e culturais
15/01/2016
A programação reuniu 75 bolsistas na sede da Secretaria de Educação para a palestra “5S” ministrada pela professora Kimiê Myata.
A programação reuniu 75 bolsistas na sede da Secretaria de Educação para a palestra “5S” ministrada pela professora Kimiê Myata. Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

O período de férias também serve para ampliar os conhecimentos. Pelo menos para um grupo de cerca de 250 bolsistas do PIQ (Programa de Incentivo à Qualificação), da Prefeitura de São José do Campos, que, desde o último dia 11, participa de atividades culturais e educativas. A programação segue até o dia 22 de janeiro.

A iniciativa faz parte do projeto “Eu conheço, eu pertenço... Eu valorizo São José dos Campos”, numa parceria entre as secretarias de Educação, de Turismo, de Meio Ambiente e de Trânsito.

Nesta sexta-feira (15), a programação reuniu 75 bolsistas na sede da Secretaria de Educação, na Vila Industrial, região leste, para a palestra “5S” ministrada pela professora Kimiê Myata. Foram abordados assuntos sobre ações para o autodesenvolvimento no trabalho e na vida pessoal.

“É um projeto muito interessante, nos ajuda a conhecer pontos da cidade de São José, conhecer melhor nosso patrimônio é muito importante. Além de proporcionar a interação com meus colegas, conheci muita gente legal”, ressalta Adriana da Costa, bolsista há 11 meses.

Segundo a chefe da divisão de Ensino Profissionalizante, Roseli Ferreira, o projeto valoriza a integração entre os participantes. “Essas atividades proporcionam momentos ricos de aprendizagens e são importantes para integração dos bolsistas, visando promover a valorização dos mesmos, bem como possibilitar momentos de conhecimentos dos espaços culturais do nosso município”, disse.

A programação inclui ainda visitas aos pontos culturais da cidade, oficinas de hortas urbanas e palestras sobre o trânsito. 

O encerramento acontece na próxima sexta-feira (22), das 13h30 às 16h30, na Escola Municipal Flávio Berling de Macedo, região central da cidade, com oficinais de inclusão digital aos bolsistas. 

O PIQ foi criado em maio de 2013 para aprimorar o Bolsa Auxílio Qualificação. É voltado aos munícipes em situação de desemprego ou sem oportunidade de trabalho.