Região norte de São José entra em estado de atenção devido às chuvas
16/01/2016
Chuvas causam enchentes
Ao todo, 42 casas foram inundadas no bairro Mirante do Buquirinha após o transbordamento do Rio Buquira. Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Defesa Civil de São José dos Campos deu sequência neste sábado (16), ao trabalho de vistoria e monitoramento aos bairros da região norte da cidade atingidos pelas chuvas que caíram na cidade na sexta-feira (15). Ao todo 42 casas foram inundadas no bairro Mirante do Buquirinha após o transbordamento do Rio Buquira, que subiu 3 metros e 50 centímetros com as chuvas desta sexta.

De acordo com a Defesa Civil, a região norte entra em estado de atenção devido ao volume de chuvas acumulado nos últimos três dias. O pluviômetro automático instado no bairro Chácara Boa Vista atingiu volume de 105,8 milímetros e no aparelho do Buquirinha chegou a 100,8 mm - o volume acumulado é considerado normal até 80 milímetros.

As famílias que tiveram suas casas atingidas pela água estão abrigadas em uma capela do bairro ou aguardando a água baixar em ruas próximas às suas residências. Assistentes sociais e a equipe de ronda da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura estão no local para o trabalho de acompanhamento às famílias. Funcionários da Secretaria de Serviços Municipais estiveram no bairro para auxiliar na limpeza. A Guarda Civil Municipal também foi acionada para prestar apoio ao trabalho das equipes da Prefeitura.

Na quinta-feira (14), quatro famílias do bairro Buquirinha foram atendidas pela Defesa Civil após terem suas casas inundadas pelo transbordamento de um córrego, afluente do Rio Buquira, durante a chuva que caiu na cidade.