Palmeiras perde para o América-MG nos pênaltis e está fora da Copa SP
17/01/2016
Cerca de 7600 pagantes acompanharam o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e a vitória, nos pênaltis, dos mineiros por 5 a 4
Cerca de 7600 pagantes acompanharam o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e a vitória, nos pênaltis, dos mineiros por 5 a 4 Foto: Tião Martins / PMSJC

Secretaria de Governança

Palmeiras e América Mineiro duelaram na manhã deste domingo (17), no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, em jogo válido pela quarta fase da Copa SP de Futebol Júnior. Cerca de 7600 pagantes acompanharam o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e a vitória, na disputa por pênaltis, dos mineiros por 5 a 4.

Com a derrota o Palmeiras se despede da Copinha e de São José dos Campos, onde fez todos os seus seis jogos durante a competição. O América segue em frente no torneio, e na fase seguinte, enfrenta o eliminado nesta quarta etapa da Copa SP, com a melhor campanha até aqui. O Bahia, que foi eliminado pelo Flamengo, após empatar em 2 a 2 e perder nas penalidades por 5 a 4, será o adversário dos mineiros.

A partida deste domingo começou em ritmo acelerado. O América deu início a pressão, e logo aos 6 minutos, Guilherme aproveitou cobrança de escanteio de Matheusinho para marcar o primeiro gol do jogo. Na sequência, o Palmeiras tomou conta do confronto, porém, os chutes dos atacantes alviverdes Kaue e Artur pouco assustaram a meta dos rivais.

Na etapa complementar, o Verdão seguiu mantendo a posse de bola e impondo seu ritmo de jogo. Aos 12 minutos, a pressão alviverde surtiu resultado. Kaue fez bela jogada individual e mandou para as redes dos mineiros, deixando tudo igual no estádio joseense. Os mineiros seguiram se defendendo como podiam e mantiveram o empate até o final do duelo.

Com o resultado, a decisão da vaga foi para os pênaltis. O América acertou suas cinco cobranças, com Vitinho, Renan Mello, Gledson, Victor e Zé Ricardo. Já o Palmeiras também manteve o bom aproveitamento com Daniel, Lipe, Felipe e Kaue, até que na quarta cobrança, Augusto mandou para fora sua penalidade e garantiu a classificação do time de Minas Gerais.

O presidente do América Mineiro, Euler Almeida de Araújo, veio até São José dos Campos prestigiar a base do clube e aproveitou para elogiar o bom estado do Martins Pereira. “É muito boa a estrutura do estádio, o gramado está em perfeitas condições e as acomodações, tanto para os torcedores como para os atletas, é excelente”. O dirigente ainda parabenizou a cidade e a organização do estádio pelo trabalho feito. “A cidade e a organização estão de parabéns, pois, aqui é um belo lugar para a prática do futebol.”

Apesar da derrota e da desclassificação, o treinador do Palmeiras João Burse aproveitou para agradecer a torcida palmeirense pela presença durante a campanha do time na Copa SP. “Foi fantástico ver essa torcida, que compareceu desde o primeiro jogo e fez esta festa maravilhosa, até após a partida, reconhecendo o desempenho dos garotos”.

A Copa São Paulo Júnior é organizada pela Federação Paulista de Futebol, com apoio da Prefeitura e Urbam.