Anna Bessonova começa treinamento para ginastas brasileiras
21/01/2016
O curso para atletas e técnicas da modalidade começou nesta quarta-feira e vai até sábado, no Clube Recreativo Orion, no Monte castelo
O curso para atletas e técnicas da modalidade começou nesta quarta-feira e vai até sábado, no Clube Recreativo Orion, no Monte Castelo Foto: Tião Martins / PMSJC

Secretaria de Governança

Duas estrelas da ginástica rítmica estão nesta semana em São José dos Campos. A ucraniana Anna Bessonova, medalhista olímpica e campeã mundial, ministra um curso para atletas e técnicas da modalidade, que começou nesta quarta-feira (20) e vai até sábado (23), no Clube Recreativo Orion (Avenida Brasil 146, Monte Castelo). E a brasileira Natalia Gaudio, representante do país na Olimpíada do Rio (2016), participa do evento como convidada.

 Estão inscritas no treinamento 163 alunas, que vieram de 14 unidades da federação de todas as regiões do Brasil: Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Nordeste (Bahia, Pernambuco e Sergipe), Centro-Oeste (Distrito Federal e Mato Grosso do Sul) e Norte (Rondônia e Roraima).

 Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008), além de campeã mundial em 2007 (Patras, na Grécia) e na prova de conjunto em 2001 (Madri), Anna está muito feliz com o entusiasmo das meninas. “É especial para mim ter um grande número de fãs aqui.” Ela afirmou que está entusiasmada com o interesse do país e da cidade pela ginástica rítmica. “Espero que o conhecimento e o aprendizado sejam úteis para elas nas competições.”

 “É um evento super importante, ainda mais no início do ano, para começarmos 2016 com o pé direito”, declarou Natalia Gaudio, da Seleção Brasileira e da equipe de São José dos Campos. Ela elogiou a colega da Ucrânia. “Anna é considerada a rainha da ginástica rítmica, um ícone, inspiração para mim e para todas as meninas que estão aqui, encantadas de estar na presença de uma referência mundial.”

 Natalia destacou ainda a importância de ter a presença de uma atleta que chegou ao topo mundial, com estilo e elegância sem comparação. “É um marco para a cidade e para as atletas presentes.” A ginasta brasileira conta que já havia se encontrado com Anna em competições, mas aprender com ela é uma experiência sensacional.

 A colaboração entre as duas ginastas poderá render aplausos na Olimpíada. “Faremos juntas uma coreografia especial para que eu apresente nos Jogos Olímpicos no Rio”, revela Natalia, que ficou muito emocionada com a surpresa.

 Promovido pela Tangra Eventos Esportivos e com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, o curso de ginástica rítmica é realizado nos períodos da manhã e tarde.