Prefeitura inicia obras de ciclovia e pista de caminhada na Av. Salinas
21/01/2016
Trabalhadores realizam obra da ciclovia na av Salinas
A Prefeitura iniciou os trabalhos para construir uma pista para ciclistas e pedestres que seguirá ao lado do Córrego Senhorinha Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Quem passa pela Avenida Salinas, na zona sul da cidade, já pode acompanhar o andamento das obras para a implantação de uma ciclovia e uma pista de caminhada na região. A Prefeitura iniciou nessa semana os trabalhos e está investindo cerca de R$ 880 mil em uma pista para ciclistas e pedestres que seguirá ao lado do Córrego Senhorinha. 

A nova faixa para bicicletas na Avenida Salinas terá aproximadamente 3.900 metros iniciando nas proximidades da Rua Lira, no Jardim Satélite, seguindo até a Avenida Ouro Fino, no Bosque dos Eucaliptos. 

O prefeito esteve ontem (20) no local vistoriando o início das obras e destacou a importância dos investimentos realizados pela Prefeitura na implantação de espaços para ciclistas e pedestres. 

“Muita gente passa pela avenida de bicicleta, nós pudemos presenciar, e outras que querem fazer caminhada. O carro já tem seu espaço garantido há muito tempo nas vias públicas e agora nós estamos garantindo que o pedestres e o ciclista também tenham seu espaço. Estamos ligando o Jardim Satélite à região do Campo dos Alemães via Bosque dos Eucaliptos, beneficiando a comunidade de toda a zona sul”, afirmou o prefeito. 

Os trabalhos no local devem ser concluídos em 60 dias. 


Mais ciclovias 

Além da Avenida Salinas, a Prefeitura está com obras em andamento para implantação de pista para ciclistas também na Avenida João Batista Soares. 

No trecho entre as ruas Itumbiara e Bacabal está sendo implantada uma ciclovia no canteiro central e da Bacabal até a rotatória do Eldorado a faixa exclusiva para bicicletas foi ampliada e ganhou tachões para garantir mais espaço e segurança aos ciclistas. 

Próximo à Rua Oeiras, ainda na João Batista, estão sendo executados os trabalhos que permitirão a quem utiliza a bicicleta a interligação da zona sul a região oeste. Serão 800 metros no trajeto a partir da avenida passando pela Rua Oeiras - Rua Anápolis- Rua Codajás - Rua Álvaro Gonçalves Junior - passarela Carrefour até a ciclovia da Avenida Benedito Matarazzo já na região oeste. Alguns trechos dessa nova pista para bicicletas já estão sinalizados, caso da Rua Codajás, aguardando apenas a conclusão de algumas obras para a ligação com a Avenida João Batista. 

Ainda na região oeste, prosseguem os trabalhos para a implantação de 2,3 quilômetros de pista exclusiva para bicicletas na Avenida João Batista Soares de Queiroz Júnior (conhecida como ferradura) no bairro Jardim das Indústrias. 

A nova faixa para ciclistas possibilitará a ligação com outras ciclovias como da Avenida Campos Elíseos, Via Oeste, Ana Maria Nardo, Anchieta e Borba Gato. 

Na zona leste, estão sendo finalizadas as obras da faixa na Avenida Durvalina Silva Aguiar, no bairro Santa Inês. 


Bicicleta como modo de transporte

Desde 2013, a Prefeitura tem investido na ampliação da malha cicloviária da cidade e na integração das rotas para bicicletas já existentes.

Com a conclusão das pistas exclusivas que estão em andamento a cidade terá 84,5 quilômetros de faixas para bicicletas, 54% delas implantadas em pouco mais de três anos e projetadas com o objetivo de segurança de quem pedala não só para lazer, mas, principalmente, para se deslocar para o trabalho ou escola.