Ginastas de todo o país fazem treinamento intensivo em São José
22/01/2016
Ginastas de todo o país fazem treinamento intensivo em São José
163 alunas de 13 estados e do Distrito Federal estão participando das atividades Foto: Tião Martins / PMSJC

Secretaria de Governança

Um curso internacional de ginástica rítmica em São José dos Campos atraiu a presença de atletas e técnicas da modalidade de todo o território nacional. De Roraima, no extremo norte, ao Rio Grande do Sul, na outra ponta do país, 163 alunas de 13 estados e do Distrito Federal estão participando das atividades.

O treinamento é ministrado pela atleta olímpica ucraniana Anna Bessonova, que elaborou um programa de treinos que visam proporcionar o aprimoramento técnico das ginastas. Manejo dos aparelhos e flexibilidade estão entre os temas abordados.

Com 31 anos de idade, Anna foi campeã mundial de ginástica rítmica em 2007 (em Patras, na Grécia) e na prova de conjunto em 2001 (Madri). Ela também conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008).

Iniciadas na quarta-feira (20) e com encerramento no final da tarde de sábado (23), as aulas são realizadas no Clube Recreativo Orion (Avenida Brasil 146, Monte Castelo). Nesta sexta-feira (22), às 19h, haverá uma apresentação individual da ginasta Natalia Gaudio, que participa da equipe de ginástica rítmica de São José dos Campos e defenderá o país na Olimpíada do Rio, cujas provas da modalidade serão de 19 a 21 de agosto.

O curso é promovido pela Tangra Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

Opinião das meninas

"Eu estou achando muito bom. Tem bastante coisa nova, o aprendizado vai ser bem grande. É maravilhoso ter a Anna aqui, tão pertinho. Ela é muito boa, sabe bastante as correções. Muito importante para ajudar todo nosso trabalho corporal. É um sonho incrível se realizando."

Alanis Ávila, 15 anos, Blumenau (SC)


"Esse congresso está me dando muita experiência para minha carreira. Sou ginasta há três anos e nunca estive tão perto de uma atleta tão importante. Mas espero que seja a primeira de muitas."

Maria Eduarda Tavares, 13 anos, Porto Velho (RO)


"Não é a primeira vez que participo de um curso assim. Mas ter a Anna Bessonova aqui, tão pertinho, é um sonho realizado. Viajamos de longe para encontrá-la. Nosso grupo tem uma atleta já mais experiente, em atuação há alguns anos, e uma pequena atleta em formação, a Amanda, de 7 anos, a mais nova entre as presentes."

Soraia Souza da Silva, técnica da equipe de Boa Vista (RR)