Volta as aulas terá fiscalização em faixa de pedestre e lembrete aos pais
25/01/2016
Volta as aulas terá fiscalização em faixa de pedestre e lembrete
Além do monitoramento de filas duplas, estacionamento proibido, excesso de veículos, a proteção ao pedestre será o principal foco Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

Embora nem todas as escolas voltem as aulas nessa semana, a Prefeitura inicia nesta segunda-feira (25) atividades de fiscalização e orientação em áreas escolares.

Para lembrar aos pais algumas orientações que podem ter sido esquecidas durante o recesso, a equipe de educação para o trânsito lança a campanha: Nesse Volta às Aulas, seja você a mudança no trânsito.

Um vídeo está sendo disponibilizado no site da Prefeitura e nas redes sociais. Nele, a professora, uma pequena agente de trânsito, recorda aos pais sobre o uso de cadeirinhas, do cinto de segurança, de desembarcar ou embarcar as crianças somente pela calçada e não na rua, de não parar em fila dupla e de reduzir a velocidade nas proximidades das escolas.

Orientações simples, que já são conhecidas pela maioria, mas que precisam ser praticadas para garantir a segurança dos filhos e de todos no trânsito.

Além do vídeo, uma pequena carta também será entregue aos pais com dicas dos principais cuidados para motoristas e pedestres. 

Fiscalização

Com a volta às aulas retorna também o tráfego de veículos mais intenso nas áreas escolares, além do de pedestres. Para garantir a segurança de quem está a pé e a fluidez em ruas e avenidas, os agentes de trânsito irão atuar nas proximidades das instituições de ensino.

Além do monitoramento de filas duplas, estacionamento proibido, excesso de veículos, a proteção ao pedestre será o principal foco da operação.

Os agentes irão fiscalizar o respeito a faixa e principalmente se os motoristas dão a preferência a quem faz ou pretende fazer a travessia. 

O Código de Trânsito Brasileiro tem cinco diferentes artigos envolvendo os deslocamentos a pé, além de nove enquadramentos com punições a motoristas que deixar de dar preferência ou dirigem ameaçando o pedestre.

Os agentes passaram por um treinamento nesse mês que simulou seis diferentes situações envolvendo esses enquadramentos para atuar nas áreas escolares, região central e em centros comerciais dos bairros.