Secretaria de Educação e Cidadania
Um grupo de cerca de 200 bolsistas do PIQ (Programa de Incentivo à Qualificação), da Prefeitura de São José, participou, na última sexta-feira (22), na Escola Municipal Flávio Berling de Macedo, na região central, de oficinas sobre inclusão digital.
A programação incluiu oficinas de vídeos informativos, atividades lúdicas com utilização dos tablets e projetores interativos. Os participantes aproveitaram ainda para se inscreverem nos cursos digitais oferecidos pelo LEDI (Laboratório de Educação Digital e Interativa).
A iniciativa faz parte do projeto “Eu conheço, eu pertenço... Eu valorizo São José dos Campos”, uma parceria entre as secretarias de Educação, Turismo, Meio Ambiente e Trânsito. O evento começou no dia 11 de janeiro e promoveu ações como visitas aos pontos culturais da cidade, oficinas de hortas urbanas e palestras sobre o trânsito.
A bolsista Anne Aparecida Pereira destacou a importância das oficinas para a capacitação pessoal e profissional. “Essa oficina de inclusão digital me fez conhecer melhor a tecnologia, aprender coisas novas desse universo, assim eu terei mais chances de ingressar no mercado de trabalho, além de poder passar conhecimentos para o meu filho”, afirmou.
Segundo a chefe de divisão do Ensino Profissionalizante, o projeto valoriza a integração entre os participantes. “Essas atividades proporcionam momentos ricos de aprendizagens e são importantes para integração dos bolsistas, visando promover a valorização dos mesmos”, disse.
Incentivo à Qualificação
O PIQ foi criado em maio de 2013 para aprimorar o Bolsa Auxílio Qualificação. É voltado aos munícipes em situação de desemprego ou sem oportunidade de trabalho.