Secretaria de Governança
Disposição é o que não falta para os idosos que praticam uma atividade física pouco convencional. A unidade Sul da Casa do Idoso ofereceu na manhã desta quinta-feira (28) uma aula especial de sapateado adaptado para os frequentadores da unidade e seus netos. A atividade fez parte da programação especial do mês de janeiro.
O sapateado tem como principal característica o som produzido com sapatos especiais em contato com o chão, fazendo dos pés um instrumento musical. A modalidade mistura ritmo, técnica, movimento e estilo. Além de ser uma dança alegre, o sapateado traz harmonia para quem pratica e faz realmente os pés “cantarem”.
Ada Molina, de 78 anos, por exemplo, participou da aula muito animada. “É a primeira vez que eu faço sapateado e adorei. E outra, vou me inscrever para a turma que vai abrir aqui na Casa.”
A modalidade este ano vai fazer parte da grade regular de atividades da Casa Sul. As inscrições já estão abertas, basta procurar a recepção do setor de esporte da unidade.
A professora de sapateado Aline Moraes Carneiro ressalta que o sapateado é muito importante para a terceira idade por ser novidade. “O sapateado retrata muito o que eles viveram no passado, os grandes nomes da dança e na música foram do tempo deles. Então, trazer isso pra eles é de grande valia.”
“O sapateado faz parte da minha vida. Já faz mais de um ano que eu participo do grupo de sapateado da Casa Centro. E vim fazer uma aula especial para aprimorar os meus movimentos”, disse Maria José Barbosa, de 63 anos.