Defesa Civil de São José monitora bairros da zona norte
29/01/2016
Defesa Civil de São José monitora bairros da zona norte
Técnicos da Defesa Civil estiveram no bairro Mirante do Buquirinha para acompanhar o nível do Rio Buquira Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Desde quarta-feira (27), quando choveu forte na cidade, equipes da Defesa Civil de São José dos Campos monitoram bairros da região norte com o auxílio de pluviômetros automáticos, que registram o volume de chuva, além de visitas técnicas às áreas atingidas pela chuva. De acordo com a Defesa Civil, até o momento, a situação está sob controle.
 
Técnicos da Defesa Civil passaram a noite de quinta (28) para esta sexta-feira (29) no bairro Mirante do Buquirinha para acompanhar o nível do Rio Buquira, que havia subido 2,40m com a chuva do dia 27. Em nova vistoria ao bairro na manhã desta sexta, foi constatado que o rio baixou um metro e está 1,40m acima do normal.
 
A somatória do volume de chuva dos últimos três dias foi de 32,9 milímetros no pluviômetro instalado no bairro Chácara Boa Vista, região norte. A somatória do índice acumulado no pluviômetro do Buquirinha registrou volume de chuva de 50 milímetros. Ambos os índices são considerados normais para os níveis de chuva.

Há 15 dias, o rio Buquira transbordou e inundou 50 casas no bairro Mirante do Buquirinha. À ocasião, equipes da Prefeitura prestaram auxílio aos moradores no trabalho de deslocamento, abrigo, limpeza e alimentação. Não houve registro de vítimas.
 
Operação Verão

A Defesa Civil de São José dos Campos iniciou em dezembro o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), a Operação Verão. Trata-se de uma ação de gestão de risco com o propósito de preservar vidas e reduzir os danos humanos, materiais e ambientais causados pela período normal de chuvas nesta época do ano.

Diariamente, uma equipe da Defesa Civil faz o monitoramento de índices pluviométricos, que indicam a quantidade de chuva em determinada região. O município possui dez pluviômetros automáticos, instalados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), em áreas consideradas de risco.

A medição do nível de chuva é feita todos os dias e o índice acumulado é calculado com base nos três últimos dias. O alerta para estado de atenção é dado caso atinja volume de 80 milímetros nesse período. 

O telefone da Defesa Civil para atendimentos emergenciais é o 190.