Prefeitura instala comitê e já faz mutirão contra dengue no dia seguinte
Secretaria de Governança
Após a instalação do Comitê Municipal de Combate à Dengue nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de São José dos Campos anunciou uma nova ofensiva contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika.
A primeira ação desta nova fase no combate às doenças será neste sábado (30), a partir das 8h, nos bairros Vista Verde, Jardim Motorama, Jardim Madalena, Vila Jaci, Vale dos Pinheiros, Jardim Esplanada I e II e Jardim Apollo I e II.
O mutirão irá envolver agentes de endemias e funcionários de diferentes secretarias municipais para vistoriar cerca de 4.200 imóveis em 120 quadras.
O objetivo é procurar criadouros do mosquito e conscientizar os moradores sobre os cuidados diários para evitar a proliferação, além de retirar as larvas encontradas. Em 2015, foram visitadas 311 mil casas em São José 311, com a retirada de três toneladas de materiais que poderiam servir de criadouro para o mosquito.
“É um reforço das ações que já estamos fazendo. É um verdadeiro ataque, destruindo os focos da dengue, para evitar o avanço da doença, que já fazia parte de um planejamento de combate ao mosquito e será potencializado”, comentou o secretário de saúde.
Durante a reunião, convocada pelo Gabinete do prefeito, com participação de secretarias de Saúde, Educação, Defesa do Cidadão, Urbam, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Fundhas, Comus, Relações Comunitárias e Defesa Civil, foi definido que será estabelecido a formação de uma Sala de Situação sobre a dengue, que ficará no Gabinete, tendo como principal objetivo aumentar a integração entre as secretarias envolvidas, otimizando recursos e gerando mais eficiência.
O Comitê Municipal de Combate à Dengue também terá o papel de articular ações com outros setores da sociedade, integrando igrejas, clubes, sindicatos, universidades, associações de moradores e conselhos municipais, envolvendo toda comunidade.
Reunião com o Exército
Além do mutirão deste sábado, ficou marcada para segunda-feira (1º) uma reunião entre o Comitê Municipal de Combate à Dengue e representantes do VI Batalhão de Infantaria Leve do Exército, em Caçapava. A primeira ação em conjunta com o Exército deverá ocorrer no dia 13 de fevereiro. O grupo também se reunirá com representes da Polícia Militar em data a ser agendada.
O Comitê Municipal de Combate à Dengue dará continuidade ao grupo de
trabalho montado em março do ano passado para coordenar os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Campanha antecipada
Desde outubro de 2015, antecipando as ações em relação a maioria das cidades, a Prefeitura de São José dos Campos trabalha na
campanha “Não dê Espaço Para o Mosquito”. Um
hotsite com informações sobre a doença e identificação dos agentes de combate à dengue foi disponibilizado para auxiliar os munícipes.
Além dos trabalhos de campo, utilização de drone para vistorias e outras ações, nesse período já foram realizadas atividades de conscientização e educação, formando agentes multiplicadores em escolas públicas, igrejas e conselhos gestores das Unidades Básicas de Saúde. Uma gincana também movimentou alunos de escolas municipais e estaduais.
Os agentes de combates a endemias continuam trabalhando casa em casa, em todas as regiões de São José, a procura de possíveis criadouros do mosquito transmissor, isolando pacientes e realizando nebulização com larvicida.
Ao mesmo tempo, continua o trabalho de pesquisa de Avaliação de Densidade Larvária, com um grupo de 78 Agentes de Combate às Endemias, divididos em oito equipes, que farão a vistoria em 12.669 imóveis. O resultado dessa pesquisa será divulgado em fevereiro. Todos os profissionais da rede municipal de saúde estão sendo treinados e atualizados para o combate da dengue, chikungunya e zika.
Em 2015, o Estado de São Paulo registrou a pior epidemia de dengue de sua história. Segundo números da Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados 669.309 casos, sendo 649.562 autóctones e 19.747 importados. Os números correspondem a mais da metade dos casos de todo o país no ano passado.
Assim como o Estado, São José dos Campos também foi atingida pela epidemia. No mesmo período foram 14.429 casos, sendo 13.922 autóctones e 507 importados.
Números Atualizados
Nas três primeiras semanas de janeiro de 2016, São José dos Campos registra 102 casos positivos de dengue. Os casos estão sendo analisados para determinar quantos são autóctones e quantos importados. O número de casos de zika permanece em dois e não existe registro de infectados com chikungunya.