Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou neste sábado a construção de uma nova escola de Educação Infantil na zona leste, localizada na Vila Monterrey. A unidade irá atender crianças no segmento de creche e pré-escola, de 0 a 5 anos de idade.
O prefeito de São José assinou a ordem de serviço para o início das obras em cerimônia realizada no local em que a escola será instalada, na Rua Telma Pacheco de Oliveira. Também estiveram presentes secretários municipais, vereadores, presidentes de SABs (Sociedade Amigos de Bairros) e moradores.
“Não existe nada mais importante que a educação. Essa é uma conquista muito importante para a região do Monterrey, Santa Helena e todos os bairros próximos aqui da zona leste”, comentou o prefeito.
A Prefeitura está investindo R$ 7 milhões na obra em parceria com o Governo Federal pelo programa PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento). A nova escola infantil será instalada em um terreno de 6.250 metros quadrados. Os trabalhos tiverem início logo após a assinatura da ordem de serviço e devem ser concluídos em 12 meses.
A artesã Joselita Bispo lembrou a importância da participação dos moradores para realização da obra. “Temos acompanhado desde a compra do terreno. É um processo que mostra a importância da participação dos moradores. Só temos a agradecer”, disse.
A obra está sendo realizada pela empresa Elefe Construtora, de São José. A escola vai contar com 18 salas de aula e toda infraestrutura adequada para atender os alunos. “As primeiras vagas geradas pela creche são voltadas para o setor da construção civil. Cerca de 40 pessoas vão trabalhar no canteiro de obras”, disse o secretário de Obras.
Vagas criadas
O programa “Todos para a Creche - Creche para Todos” foi lançado pela Prefeitura no início de 2013, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e a infraestrutura de todas as escolas de Educação Infantil da rede municipal de administração direta e conveniada.
Desde a criação do programa foram criadas 4.630 novas vagas na Educação Infantil, que atende crianças de 0 a 5 anos, viabilizadas por meio de obras de novas unidades, ampliações, contratação de vagas e reorganização da rede.
“Se traduzíssemos esse número de vagas criadas em escolas construídas, equivaleria a cerca de 20 escolas. Construímos algumas novas, mas também ampliamos unidades. E uma outra coisa que fizemos foi reorganizar, contratando profissionais de educação para abrir salas que estavam fechadas”, explicou o prefeito.
Para o secretário de Educação o resultado reflete uma política de governo que prioriza a educação de qualidade. “Até o fim deste ano, com as obras de novas unidades, iremos criar mais 2800 vagas na Educação infantil”, explicou.