Prefeitura recolhe 30 toneladas de lixo em via da região norte
01/02/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos segue com mutirões de limpeza por toda cidade. Em uma semana foram recolhidas 30 toneladas de lixo apenas na Travessa Matarazzo, no bairro Altos de Santana. Ao final de mais uma etapa do trabalho de limpeza, o resultado mostra a necessidade da colaboração dos moradores para esse problema. Nesta semana haverá novamente a execução de serviço de limpeza na região pela Secretaria de Serviços Municipais.

Para direcionar o trabalho de manutenção da cidade, a Prefeitura conta um mapa de limpeza das áreas onde há descarte irregular de entulho e lixo. São mais de 140 pontos, muitos deles a menos de 100 metros dos PEVs (Posto de Entrega Voluntária). Na zona norte já foram identificados mais de 30 pontos.

O secretário de Serviços Municipais alerta que o descarte irregular de entulho e lixo, além de prejudicar a conservação do espaço público, é considerado crime ambiental. A multa pode chegar a R$ 15 mil em caso de flagrante. “Tem um senhor que sabemos que vai todos os dias descartar ossos de animais. Ele já foi alertado”, comentou o secretário.

São José dos Campos possui coleta de lixo regular nos bairros e ainda 11 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que funcionam todos os dias de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, sábado das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 13h. O serviço é gratuito.

O município gastou no ano passado R$ 4,9 milhões com a limpeza de pontos de descarte irregular. Foram retirados cerca de 38 mil toneladas de lixo descartado em locais proibidos.

“A Prefeitura pede a colaboração dos moradores para que não joguem lixo ou entulho nos espaços públicos ou terrenos baldios. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Cidade Limpa ou 156”, disse o secretário.