Soldados irão fazer treinamento prático de combate à dengue
02/02/2016

Secretaria de Governança

Após participarem de uma capacitação com a Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos, os 30 soldados do Exército cedidos pelo VI Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava passarão nesta quarta-feira (3) por um treinamento prático de combate ao mosquito transmissor da dengue.

O treinamento será com os agentes de combate de endemias. No período da manhã será feita uma oficina, com simulação de visita às residências, no auditório da Secretaria de Saúde. “É uma responsabilidade muito grande entrar nas casas dos munícipes. Precisamos orientá-los corretamente”, explicou a coordenadora da Vigilância.

No período da tarde, os soldados e os agentes irão visitar casas na região leste da cidade, entre os bairros São Judas, Vila Santa Luzia e São Leopoldo. Os soldados serão separados por equipes, nas quais poderão aprender na prática todos os procedimentos de uma vistoria.

Nesta terça-feira (2), os soldados aprenderam boa parte da teoria no combate ao mosquito da dengue. Foi explicado como são formados os criadouros, as larvas, o ciclo de vida do Aedes aegypti, a remoção de criadouros e as diferenças entre dengue, chikungunya e zika.

Os soldados também foram orientados sobre os procedimentos para bloqueio geográfico da doença e a importância da nebulização. “Eles (os soldados) tiraram muitas dúvidas, mostraram interesse. Querem cooperar e sentiram a importância do papel deles na luta contra o mosquito”, finalizou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Comitê

A Prefeitura e o Exército acertaram a cooperação após a formação do Comitê Municipal de Combate à Dengue. O Batalhão de Caçapava irá ceder 30 soldados, que atuarão diretamente nos mutirões de combate à dengue. A primeira grande ação integrada está marcada para o dia 13 de fevereiro.

Desde outubro de 2015, antecipando as ações em relação a maioria das cidades, a Prefeitura de São José dos Campos trabalha na campanha “Não dê Espaço Para o Mosquito”, com objetivo mobilizar a população para a prevenção.

Um hotsite com informações sobre a doença e identificação dos agentes de combate à dengue foi disponibilizado para auxiliar os munícipes. Além dos trabalhos de campo, utilização de drone para vistorias e outras ações, nesse período já foram realizadas atividades de conscientização e educação, formando agentes multiplicadores em escolas públicas, igrejas e conselhos gestores das Unidades Básicas de Saúde. Uma gincana também movimentou alunos de escolas municipais e estaduais.

Os agentes de combate a endemias continuam trabalhando de casa em casa, em todas as regiões de São José, a procura de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, isolando pacientes e realizando nebulização com larvicida, evitando a propagação das doenças.