Prefeitura fomenta acordo entre ITA e universidade tecnológica holandesa
Secretaria de Governança
Representantes da Universidade Tecnológica de Twente, na Holanda, visitaram o Paço Municipal nessa segunda-feira (1º), quando foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia. O grupo esteve em São José dos Campos para assinar um acordo de dupla titulação de mestrado com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
“O acordo permite intercâmbio de um ano entre estudantes e professores das duas faculdades. Essa parceria é muito importante para nós, pois o ITA é a melhor instituição de ensino da América Latina no setor aeroespacial”, disse Geert Pol Mimi Remi Dewulf, professor da Universidade de Twente e Dean (diretor) da Faculdade de Engenharia.
“Nossa relação com São José é antiga. Já formalizamos acordos de cooperação com a Embraer e a Boeing, e também com o INPE. O Brasil é um mercado importante para o desenvolvimento do setor aeroespacial, e a grande maioria das empresas da área está concentrada no município”, acrescentou.
Para o secretário, o acordo assinado será benéfico para os estudantes do ITA, mas também para a cidade como um todo. “É um ótimo começo para outras iniciativas. Queremos, por exemplo, fomentar a indústria médica em São José, colocando todo o potencial tecnológico da cidade ao serviço da saúde”, afirmou, depois de saber que um dos pontos fortes da Universidade de Twente é a biotecnologia.
Durante a conversa, os holandeses perguntaram sobre a política da Prefeitura em matéria de apoio às startups. “Temos, por exemplo, o Programa de Incubadoras gerenciado pelo CECOMPI, braço executor de nossa política de competitividade e inovação, que visa apoiar projetos e empresas de base tecnológica nascentes oferecendo aos empreendedores ambientes para desenvolver atividades e estruturar negócios para inovação e inserção nos mercados nacional e internacional. Duas empresas que integram esse programa foram, inclusive, citadas no ranking das cem startups brasileiras mais atraentes do mercado, publicado no início deste ano”, disse o secretário.
A Prefeitura vem conduzindo desde 2013 um trabalho para construir relações privilegiadas com agências, empresas e institutos de pesquisa e ensino holandeses. Nos dois últimos anos, a SDECT recebeu delegações das Universidades Tecnológicas de Delft e de Twente, do Laboratório Aeroespacial Holandês (NLR), que realizou os ensaios aerodinâmicos do KC-390 e da nova versão do modelo 190 da Embraer, e da Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada (TNO).
Paralelamente a estas reuniões, foram firmados diversos acordos de cooperação no setor aeroespacial. As Universidades de Twente e de Delft assinaram memorandos de entendimento com o ITA, enquanto o TNO assinou com a Prefeitura uma carta de intenções de cooperação científica.