Secretaria de Governança
O prefeito recebeu representantes do Sindicato dos Metalúrgicos para debater a situação dos empregos na General Motors de São José dos Campos. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (3) no Paço Municipal.
Os sindicalistas informaram o prefeito sobre o processo de demissão em andamento e as perspectivas de produção da fábrica para 2016.
“Acreditamos que as demissões poderiam ser evitadas. A empresa sinalizou que terá aumento na produção neste ano”, explicou o presidente do Sindicato.
O prefeito disse aos sindicalistas que convidou representantes da montadora para uma reunião. A data do encontro ainda não foi definida. “Chamei o sindicato para ouvir o ponto de vista dos trabalhadores, assim como quero ouvir o ponto de vista da empresa. Vamos procurar colaborar neste diálogo”, disse.
O objetivo é mediar uma negociação entre as partes, assim como foi feito em agosto do ano passado e em 2013. O prefeito colocou a estrutura da Secretaria de Relações do Trabalho para auxiliar o Sindicato em procedimentos como exames da medicina do trabalho e no encaminhamento para cursos de qualificação ou novas vagas.
Além de atuar na questão pontual das demissões, a Prefeitura quer discutir alternativas para a retomada dos investimentos na GM de São José. “Sabemos que a empresa tem projetos e, mesmo em um cenário de dificuldade, acredito que é possível que ela traga produtos para a planta de São José que preservem empregos e até mesmo revertam essa situação, que nos preocupa bastante”, afirmou o prefeito.
O prefeito destacou ainda que a Prefeitura tem trabalhado na atração de novos investimentos nos setores industrial, comercial e de serviços. “Por isso, eu tenho insistido na importância de concretizar esse investimento do WTC (World Trade Center) e outros que possam transformar nossa cidade numa referência para eventos empresariais e prestação de serviços”, concluiu.