Secretaria de Governança
Em ritmo acelerado, a obra da nova UPA do Campo dos Alemães está em fase de acabamento. A construção está dentro do cronograma previsto e, segundo a medição da equipe de engenharia responsável pelo projeto, cerca de 86% do trabalho foi concluído.
O prefeito, acompanhado do secretário de Saúde, e do secretário de Obras, visitou a construção na tarde desta quinta-feira (dia 4). A visita foi acompanhada por um grupo de moradores do Campo dos Alemães e bairros vizinhos, que fez questão de ver de perto como está o andamento da obra.
A previsão é que a nova UPA seja concluída em março e esteja em pleno funcionamento na segunda quinzena de abril, tempo necessário para instalação do mobiliário e equipamentos.
A nova UPA está sendo construída em área localizada no cruzamento das ruas Marcelo Alves e João Batista do Nascimento, com área total de 6.900 metros quadrados e 2.150 metros quadrados de área construída.
A estrutura vai abrigar salas de espera (infantil e adulto), salas para atendimento de urgências, observação infantil e adulto, brinquedoteca, salas de exames, inalação, curativo, eletrocardiograma, raios X, estacionamento, entre outras dependências.
A unidade terá atendimento padrão III, o maior entre os modelos adotados pelo Ministério da Saúde, com capacidade para atender 450 pacientes por dia, em média.
Além de oferecer mais conforto ao atendimento de urgência e emergência, a nova unidade irá permitir melhoria do atendimento básico prestado na região. Isto porque, o atual prédio da UPA será destinado para a ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro.
“Vim para ver como estava a obra e fiquei muito feliz com o que eu vi. Não só pelo andamento da construção, mas também pela qualidade das instalações. Será um grande ganho para a região sul. Afinal, é uma unidade nova, com instalações tão amplas que fazem a unidade até parecer um hospital. Com certeza, é um investimento que permitirá dobrar o número de atendimentos prestados para a população da região sul”, disse o prefeito.
Os moradores que acompanharam a visita também gostaram do que viram. “Tenho acompanhado essa obra desde o início, já que a construção de uma nova unidade era uma reivindicação antiga aqui da comunidade. E estamos ficando muito satisfeitos. Realmente, vai ser uma unidade bonita, como o nosso bairro merece”, disse o comerciante Vanderlei Nascimento.
Para a vendedora Jéssica Maria dos Santos, que mora no Jardim Colonial, essa nova unidade será muito bem-vinda. “Fiquei surpresa com o tamanho da UPA. Agora sim vai ser um espaço adequado, porque o atual está muito apertado. Queremos ver isso funcionando logo”, disse.
A vendedora Ivonete Ferreira dos Santos, que mora no bairro D. Pedro II, concordou. E disse ter ficado feliz em saber que a unidade terá recepções diferentes para crianças e adultos. “Achei muito legal essa separação de crianças e adultos. E uma unidade com esse tamanho todo, com certeza, vai melhorar o atendimento. Estamos na expectativa”, disse.