Prefeitura mobiliza ações durante retomada do abastecimento
06/02/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura mobilizou ações das secretarias municipais para minimizar o impacto da queda no fornecimento de água da cidade. A Sabesp, responsável pelo abastecimento em São José dos Campos, informou que a distribuição aos moradores foi retomada na tarde deste sábado (6).

O fornecimento chegou a ficar interrompido após a barragem de uma cava de areia se romper em Jacareí, atingindo Rio Paraíba, nessa sexta-feira (5). O vazamento foi contido. O rio responde pela maior parte do abastecimento em São José. A recuperação do sistema deve se estender até a manhã deste domingo (7) nos pontos mais altos da cidade.

Segundo a Sabesp, após análises na captação da água, as condições tornaram-se adequadas e permitiram a retomada do processo de tratamento. Mas é importante que a economia da água armazenada nas caixas residenciais seja mantida. Casos de emergências serão atendidos por caminhão-pipa, que podem ser solicitados pela Central de Atendimento da Sabesp no 0800 055 0195.

Mobilização

A Prefeitura enviou funcionários e secretários municipais ao local do acidente, em Jacareí, ainda na sexta-feira. Desde então a administração municipal está em contato com os órgãos responsáveis, como Sabesp e Cetesb, para monitorar e apoiar as ações contra o desabastecimento.

A Prefeitura notificou a Sabesp para que o atendimento a locais prioritários, como hospitais, seja garantido por meio de caminhões-pipa, e está prestando apoio nesta operação. Também acionou a Arsesp, agência que fiscaliza a qualidade do abastecimento da água, sobre o acidente.

A Prefeitura autorizou ainda o fornecimento da água dos reservatórios das escolas Álvaro Gonçalves e Moacyr Benedito, no Campo dos Alemães, para os moradores vizinhos. A medida foi tomada para minimizar o desabastecimento em um dos bairros mais populosos de São José dos Campos.

A previsão é de que esse tipo de atendimento seja necessário somente neste sábado (6). Segundo a Sabesp, o sistema de abastecimento começou a ser restabelecido e a recuperação irá se estender, gradualmente, até a manhã deste domingo (7).

Para o prefeito de São José dos Campos, o acidente em Jacareí ocorreu em decorrência da irresponsabilidade da mineradora. “Essa ocorrência é lamentável e vamos exigir dos órgãos responsáveis a devida punição e uma maior fiscalização para que nunca mais se repita”, afirmou.