Cinema, feira agroecológica e música são atrações no Vicentina
11/02/2016
Programação especial do Parque Vicentina Aranha
Cinema ao Ar Livre será exibido o filme “Divertida Mente” (2015), vencedor do Globo de Ouro como melhor animação Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

O fim de semana será movimentado no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana), região central de São José dos Campos. Neste sábado (13), às 19h30, na sessão de Cinema ao Ar Livre será exibido o filme “Divertida Mente” (2015), vencedor do Globo de Ouro como melhor animação. A exibição será no telão atrás do Pavilhão Marina Crespi. O filme tem a duração de uma hora e 35 minutos e a entrada é franca.

A animação conta a história de Riley, uma garota de 11 anos que enfrenta mudanças importantes em sua vida. Dentro do cérebro dela, convivem várias emoções diferentes, como o Medo, a Raiva, o Nojinho, a Tristeza, sob a liderança da Alegria. 

Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que a Alegria e a Tristeza sejam expelidas. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente. A exibição será no telão atrás do Pavilhão Marina Crespi. O filme tem a duração de uma hora e 35 minutos e a entrada é franca.

No domingo (14), das 09h às 14h, ocorre a Feira Agroecológica, com a venda de alimentos e produtos agroecológicos, como hortaliças, frutas, legumes, mel e queijos, cultivados por produtores regionais. A partir de agora, a Feira terá duas edições mensais: no segundo e quarto domingo do mês. A entrada é pelo portão da Avenida São João do Parque Vicentina Aranha.

A agroecologia é uma ciência difundida no mundo todo, dedicada aos estudos das relações produtivas homem-natureza, visando a sustentabilidade ecológica, econômica, social, política e cultural. Suas práticas são vistas como de resistência da agricultura familiar ao processo de exclusão do meio rural e a homogeneização das paisagens de cultivo. É baseada na pequena propriedade e em redes regionais de produção e distribuição de alimentos. 

Encerrando o final de semana, o Projeto Música no Parque apresenta Lancaster, pioneiro do blues na região com mais de 25 anos de carreira, que também desenvolve um trabalho de composição de canções em outros estilos como rock, soul e folk. A apresentação será às 10h30 no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, com entrada gratuita.

Neste show acústico, Lancaster apresentará músicas inéditas de sua autoria, que serão interpretadas pelos cantores Nathalie Alvim e Matheus Reis. Nathalie ficou conhecida por sua interpretação de "Whole Lotta Love", da banda Led Zeppelin no programa The Voice Brasil 2014. Matheus Reis é uma revelação do cenário joseense. O trio lançará um EP desse trabalho ainda no primeiro semestre de 2016.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), como Organização Social de Cultura, que desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.