Câmeras do COI ajudam na prisão de indivíduo após roubo
11/02/2016

Secretaria de Governança

O trabalho conjunto da equipe de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas), com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar (PM) resultou na prisão em flagrante de um indivíduo que havia roubado um veículo, na tarde de quarta-feira (10), na região leste de São José dos Campos. O acusado, de 29 anos, está preso.

Com as informações sobre o roubo e a descrição do veículo, um guarda civil municipal passou a acompanhar a ação pelas câmeras do COI, que flagraram o momento em que o carro roubado parou no viaduto Florestan Fernandes, com pane mecânica, causando lentidão no trânsito. Alguns motoristas pararam para prestar auxílio, sem saber que o veículo que obstruía o fluxo era roubado.

As imagens mostraram ainda o momento em que o autor do roubo abandonou o veículo e entrou como carona em outro carro, que passou a ser monitorado no seu trajeto. O guarda civil começou a monitorar todas as saídas que o veículo carona poderia ter acesso. As informações eram repassadas às viaturas da polícia na rua.

O monitoramento identificou o veículo carona em um cruzamento da Avenida Nelson D´Àvila e em seguida viaturas e motos da Polícia Militar fizeram a abordagem. O indivíduo ofereceu resistência e foi algemado. O casal que deu carona só soube que o homem era assaltante no momento da abordagem policial e foi liberado em seguida.

O coordenador de monitoramento do COI, inspetor da Guarda Civil Municipal, alerta que oferecer carona para estranhos é um risco. “Em situações como essa, as pessoas devem ligar para a PM, no 190, ou para a GCM/COI, no 153, e informar o que está acontecendo. A PM e a GMC atuam no monitoramento do COI e podem ajudar, seja na organização do trânsito, como em situações de segurança.”

O veículo, um Córdoba branco, foi devolvido ao proprietário, que acionou a PM após o roubo, que ocorreu no Jardim São Vicente, região leste de São José dos Campos.