Comunidade do Frei Galvão comemora inauguração de escola
13/02/2016
 Com capacidade para atender até 900 alunos do 1º ao 9º ano, a unidade já está em funcionamento desde a abertura do ano letivo
Com capacidade para atender até 900 alunos do 1º ao 9º ano, a unidade já está em funcionamento desde a abertura do ano letivo Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

A manhã do sábado (13) foi especial para os moradores do bairro Frei Galvão e adjacências, na região leste de São José dos Campos, que participaram da cerimônia de inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emmanuel Antônio dos Santos. Com capacidade para atender até 900 alunos do 1º ao 9º ano, a unidade já está em funcionamento desde a abertura do ano letivo, no dia 11, atendendo uma antiga reivindicação da comunidade.
 
O nome da nova unidade de ensino é uma homenagem a Emmanuel Antônio dos Santos, falecido em 2014, aos 57 anos de idade. Doutor e mestre em arquitetura e urbanismo, ele ocupou o cargo de secretário de Planejamento Urbano de São José dos Campos entre 2013 e 2014. A viúva, Bernadete de Fátima Gonçalves, filhas e familiares participaram da cerimônia.
 
A qualidade da infraestrutura foi elogiada pelos convidados e autoridades presentes, como o prefeito, o ministro das Relações Exteriores, o embaixador Sérgio Danese, e o secretário municipal de Educação.
 
“É um orgulho participar da inauguração de uma escola maravilhosa, numa cidade como São José, que já se destaca pela qualidade do seu ensino”, enfatizou o ministro. O prefeito ressaltou a importância da escola para a comunidade. “A educação é a maior e melhor oportunidade na vida de qualquer pessoa, abrindo caminho para que ela realize seus sonhos.”

Muitos pais fizeram questão de participar do evento. “Ter uma escola perto de casa é muito bom, fico muito mais tranquila”, afirmou a dona de casa Graziella Ribeiro, de 39 anos, que destacou a segurança em ter a filha Mariana, 9 anos, estudando na nova unidade. “Ela, inclusive, já está com o material escolar, que é excelente, um alívio no orçamento para quem tem três filhos.”
 
A cerimônia teve a apresentação do quarteto de cordas Luzes da Ribalta, que integra o projeto Nuances do Brasil, selecionado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
 
Conforto e modernidade
 
Numa área total de cerca de 8.200 metros quadrados, o projeto da Escola Municipal Emmanuel Antônio dos Santos levou em consideração aspectos como acessibilidade, funcionalidade, conforto e preservação ambiental. A unidade tem 14 salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório, salas de direção e de professores, secretaria, sala de ginástica e de recursos, laboratório de aprendizagem e banheiros, além de quadra poliesportiva, vestiário e estacionamento coberto.
 
Com a entrega de mais essa unidade pela Prefeitura, a rede municipal de ensino soma 47 escolas de ensino fundamental. São 150 unidades, incluindo as 103 de educação infantil, entre administração direta e conveniada, num total de 61.400 alunos.
 
Desde 2013, a Prefeitura de São José dos Campos entregou sete escolas. Foram três de ensino fundamental: Escola Estadual da Vila Paiva, Escola Hélio Walter Bevilacqua (em parceria com o Estado, no Jardim República) e a Escola Municipal Emmanuel Antônio dos Santos (no Frei Galvão).
 
Também foram construídas quatro unidades de educação infantil: Escola Municipal de Educação Infantil Lúcia Maria do Amaral (Jardim Santa Júlia), Núcleo de Educação Infantil Oswaldo Coppio (Jardim São José 2), Instituto Materno-Infantil Helena Vaz de Lima Soliva (em parceria com o Lions Clube) e Instituto Materno-Infantil Helena Ferreira (no Jardim Jussara).