Secretaria de Governança
Em fevereiro, a Secretaria de Estado da
Saúde não enviou 55 diferentes tipos de medicamentos de alto custo que são
retirados por pacientes de São José dos Campos na Farmácia Cidadã. A
responsabilidade no fornecimento dos remédios é do Estado e a Prefeitura apenas
faz a dispensação dos medicamentos aos pacientes.
A lista inclui medicamentos para vários
tipos de doenças. A estimativa da Prefeitura é que cerca de 3 mil pacientes
fiquem sem medicamento este mês. A distribuição dos medicamentos começou nessa
segunda-feira (15) e vai até o próximo dia 27. Cada paciente tem o dia
pré-estabelecido para retirar o seu medicamento. Muitos voltarão pra casa de
mãos vazias.
A falta de medicamentos de alto custo vem
ocorrendo desde outubro do ano passado e tem causado problemas à Prefeitura, já
que muitos pacientes reagem violentamente com os funcionários, quando
comunicado sobre a falta do medicamento que, em todos os casos, é de uso
urgente e imprescindível.
“Essa situação, infelizmente, vem sendo
recorrente e foi o que nos levou a tomar a decisão de devolver a farmácia para
o Estado. Já oferecemos um imóvel da Prefeitura para o Estado, que vai colocar
seus funcionários para a dispensação. Enquanto essa transição não é feita,
continuaremos fazendo a distribuição, para não prejudicar os pacientes”, disse
o secretário de Saúde.
Segundo ele, a devolução da farmácia para o
Estado é uma decisão irreversível. “Já conversamos com o Estado e esperamos que
a situação seja resolvida o mais rápido possível”, disse. Nesta terça-feira
(16), o secretário encaminhou um ofício para a Secretaria de Saúde do Estado,
cobrando agilidade na devolução da farmácia.
Enquanto a situação não se resolve, a
Secretaria da Saúde vai divulgar todo mês a lista de medicamentos
que estão faltando, para orientar e informar a população e evitar que os
pacientes sejam pegos de surpresa.