Secretaria de Governança
Um grupo de mais de 150 pessoas participou do treinamento “Soluções Práticas para os principais problemas hidráulicos”, promovido pelo Programa Qualifica São José da Prefeitura, na terça-feira (16). O número de participantes superou a expectativa da organização, que havia previsto cem vagas.
A oficina, realizada na Casa do Trabalhador, apresentou também inovações na área hidráulica para solucionar problemas como retorno de espuma na lavanderia, cuidados nas instalações de água quente e fria. Os participantes receberam ainda explicações sobre a diferença entre registro de pressão e registro de gaveta, respiro na caixa d`água, pressão nos tubos, entre outros cuidados.
Para o técnico em edificações, Helder Fabrício Pinto, a palestra trouxe muitas possibilidades que irão auxiliar na execução dos projetos. “Foi interessante e bem explicativa. Nem sempre as lojas nos apresentam os produtos, que podem ajudar no dia-a-dia”, disse.
Para o construtor Cristiano Aparecido Nogueira, as inovações foram o que mais o agradaram. “Eu faço muitos consertos, reparos e manutenção de casas. As inovações foram o que mais me chamou a atenção. Tem muitas coisas que a gente só fica sabendo aqui.”
O treinamento atraiu até quem não é da área, caso da eletricista Helen Correa Ribeiro, que buscou a palestra para adquirir mais conhecimento. “É importante as duas áreas atuarem juntas. Isso contribui para o bom andamento da obra.”
Qualifica
Desde a sua criação em 2013, o programa realizou mais de cem cursos nas áreas de serviços, turismo, comércio e indústria, todos realizados em parceria com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante.
Só em 2015 foram 46 cursos, 30 palestras, treinamentos e oficinas oferecidos gratuitamente, nas áreas: artesanato, administrativa, estética, gastronomia, ensino de idiomas, indústria, serviços e construção civil. Foram mais de 5 mil vagas disponibilizadas em parceria com SENAI, SENAC, SESI, SEBRAE e ETEP Faculdades.
Mais informações na Secretaria de Relações do Trabalho/Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175), centro, pelo telefone 3923-5770 ou pela internet.