Secretaria de Saúde
Os estudantes da rede municipal de ensino de São José dos Campos estiveram engajados, ao longo desta sexta-feira (19), no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. O foco é envolver toda a população no combate ao mosquito Aedes aegypti.
A campanha ganhou o reforço do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), que participou durante a manhã da mobilização na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Geraldo de Almeida, no bairro Pousada do Vale, zona leste. Ele foi acompanhado pelo prefeito e pelo secretário municipal de Educação.
O ministro conversou com os estudantes sobre orientações de prevenção e combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do Zika vírus. “Uma doença que ataca uma criança antes mesmo de ela nascer é uma doença covarde, por isso, devemos lutar para combate-la, assim as crianças vão ter o direito de estudar e sonhar com um futuro melhor. Juntos iremos vencer esse mosquito!”, ressaltou o ministro.
Os alunos elogiaram a iniciativa e reforçaram a importância sobre a conscientização de todos. “Eu acho muito importante essa mobilização na escola, porque previne as pessoas da doença ensinando como cuidar dos focos de dengue”, disse a estudante a Vitória Ellen dos Santos, 12 anos.
A mesma opinião compartilha a aluna Letícia Santos, 11 anos, que faz questão de combater possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Com essa iniciativa nas escolas, podemos aprender o que temos que fazer para prevenir as doenças causadas pelo mosquito. Eu sempre verifico se tem água nos pneus e garrafas viradas para cima, por exemplo”, disse.
A iniciativa integra os esforços do Governo Federal na promoção de ações de orientação à população para o combate aos criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é aproveitar o período de volta às aulas para incluir as comunidades escolares nas ações de combate.
Outras unidades
As 47 escolas de Ensino Fundamental e 103 de Educação Infantil também participaram do Dia de Mobilização Nacional da Educação contra o Zika. As ações nas escolas de Ensino Fundamental envolveram atividades como identificação de criadouros, palestras e formação de brigadas de alunos contra a dengue. Já na Educação Infantil foram utilizados recursos como a contação de histórias.
A mobilização ainda marcou o início da divulgação nas unidades de uma nova gincana da educação contra a dengue. O evento já foi realizado no ano passado e contará com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares.