Novo Horizonte recebe 1a. edição do ano do Prefeitura no Bairro
20/02/2016
Prefeitura no Bairro
Foram instalados no local o gabinete do prefeito e todas as secretarias envolvidas, entre outros órgãos de interesse da população. Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

Na primeira edição do ano do Prefeitura no Bairro, realizado neste sábado (20), foi a vez dos moradores do bairro Novo Horizonte, região leste, receberem uma série de serviços promovidos pela administração municipal. 

O gabinete do prefeito e todas as secretarias envolvidas, além da Urbam, Fundação Cassiano Ricardo, Fundhas, Ótica Maxx  e SOS Mulher foram instalados na EMEF Professora Sônia Maria Pereira da Silva. O evento totalizou cerca de 300 atendimentos.

A Prefeitura irá continuar esse trabalho de prestação de serviços, ouvindo a população, promovendo esse contato do secretariado com as lideranças comunitárias.

Dentre os serviços mais procurados estão a emissão da carteira de trabalho, inscrição para programa habitacional, inscrição para os cursos do Qualifica São José, Emissão de cartão de vale transporte dentre outros.

O jovem Igor Mateus de Andrade, procurou os serviços da Secretaria de Relações do Trabalho, “Eu achei super legal ter esse serviço perto da minha casa, facilita bastante vim tirar minha carteira de trabalho e meu pai veio saber informações no Procon”, comentou o estudante, morador do bairro Novo Horizonte.

A Secretaria de Saúde trouxe projetos como Saúde Bucal, Alimentação Saudável, Prevenção da Dengue, Aula de Lian Gong, aferição de pressão e a presença de alguns médicos da rede para dar orientações e tirar dúvida da população.

No estande do Centro de Controle de Zoonoses, a busca foi grande. “A procura por informações sobre o mosquito aedes aegypti e a doença Zika teve um aumento 70%. As pessoas querem mais informações, fazem denúncia, elas estão muito mais interessadas que nas outras edições tanto os adultos como as crianças”, comentou a servidora Denise Mariosa, líder de Agente Combate de Endemias.

No local a população observava uma réplica do mosquito e o mosquitofago (mostruário vivo do mosquito da dengue).

A animação ficou por conta do Clube do Choro do Pixinguinha, que trouxe clássicos do chorinho. A Fundação Cassiano Ricardo ainda levou informações para a população sobre a plataforma Lugares da Cultura, que é uma ferramenta online de mapeamento cultural colaborativo. 

O Fundo Social de Solidariedade trouxe para as crianças a Oficina de Lanchinho Natural, onde elas aprenderam a produzir seu próprio lanche de maneira saudável e usando muita criatividade. Além desta oficina, a população presente também aprendeu diversas receitas como o pão de queijo funcional com batata doce e linhaça, pão de queijo tradicional, enroladinho de salsicha e enroladinho de banana. 

“Eu gostei muito do evento porque não precisamos ir em todos esses lugares pois eles estão concentrados em um único local, nosso dia a dia é tão corrido nem sempre conseguimos resolver tudo que precisamos e aqui a gente encontra tudo”, disse a segurança, Lilian Silva, moradora do bairro Dom Bosco.

Prestação de contas

Após o atendimento ao público, teve início a prestação de contas da Prefeitura aos presentes, que contou com a presença de secretários, vereadores e lideranças de diversos bairros.

Um dos destaques da prestação é a inauguração da primeira fase do Hospital da Mulher, que será inaugurado dia 5 de março, onde todos os exames para diagnóstico de câncer de mama serão realizados em um só dia. 

Na região Leste, uns dos grandes destaques são as três unidades de Saúde da Família (USF,) nos bairros Santa Hermínia, Magestic e Primavera. 

Outa importante iniciativa é que, após 16 anos fechado, o Cine Teatro Benedito Alves está sendo revitalizado.  As obras deverão ser concluídas no final do primeiro semestre. O investimento é de R$ 2, 2 milhões.

Outra importante obra para a região é o corredor de asfalto leste/sudeste, com 17, 5 quilômetros de asfalto ligando as duas regiões.