Captura noturna de escorpiões tem resultados positivos
22/02/2016
Agentes do CCZ
No total foram capturados 148 escorpiões (principalmente filhotes), que foram encaminhados ao Instituto Butantã Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A primeira ação de captura de escorpiões no Cemitério Maria Peregrina (Santana), realizada na noite da última sexta-feira (19), surtiu resultados positivos. Foram capturados 148 escorpiões (principalmente filhotes), que foram encaminhados ao Instituto Butantã. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura.

O período foi escolhido porque os escorpiões têm hábitos noturnos. Os animais vivem sob cascas de árvores, pedras, fendas de rochas ou buracos no solo, onde descansam e se protegem dos predadores.

Os cemitérios da cidade, administrados pela Urbam, já são atendidos por um programa de controle de animais peçonhentos. Mas, diante dos relatos de moradores vizinhos sobre a incidência de escorpiões no Maria Peregrina, a empresa decidiu reforçar o combate. Outras ações serão programadas durante a semana.

De acordo com o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, a captura é a melhor forma de controle dos mesmos. O Instituto Butantã utiliza os animais para preparo de soro antiescorpiônico. 

A moradora Edna Martins Silva elogiou a ação. “Moro em frente ao cemitério. Agradeço, pois temos receio pelo perigo do veneno do escorpião em caso de picada”. 

Além das recomendações para a captura e controle dos animais em cemitérios, é importante que a população tome medidas de prevenção nas áreas internas e externas das casas.

Cuidados para evitar escorpiões

Área externa
- Manter limpos quintais e jardins, sem acúmulo de folhas secas e lixo domiciliar;
- Acondicionar lixo em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, entregando para o serviço de coleta. 
- Não jogar lixo em terrenos baldios, mantendo as áreas próximas aos imóveis limpas
- Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
- Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc;
- Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo;
- Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos 
- Evitar queimadas em terrenos baldios, procedimento que desaloja os escorpiões;
- Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros;
- Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;
- Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

Área interna
- Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas;
- Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;
- Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas;
- Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques;
- Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos vedados;
- Manter todos os pontos de energia e telefone vedados.