Cinema, feira agroecológica e música são atrações no Vicentina
23/02/2016
Cinema, feira agroecológica e música são atrações no Vicentina Aranha
No filme, Samba (Omar Sy- à direita), é um imigrante do Senegal que vive há dez anos na França às custas de sub-empregos Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

O Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana) apresenta nesta terça-feira (23), às 19h30, a comédia dramática “Samba”, produção francesa de 2015 que aborda o drama social dos imigrantes. O longa é dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache do sucesso “Intocáveis” (2011). A exibição será na Sala de Leitura Réginaldo Poeta. A entrada é franca.

 No filme, Samba (Omar Sy) é um imigrante do Senegal que vive há dez anos na França às custas de sub-empregos. Alice (Charlotte Gainsbourg) é uma executiva experiente que se encontra afastada do trabalho por estafa. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino determinar se eles estarão juntos nesta busca em comum. A trilha sonora tem dois sucessos brasileiros de Gilberto Gil e Jorge Bem Jor.

 No domingo (28), das 9h às 14h, ocorre a segunda edição de fevereiro da Feira Agroecológica (entrada pelo portão da Avenida São João), com a venda de alimentos, hortaliças, frutas, legumes, mel e queijos, cultivados por produtores regionais. Como os pequenos produtores não produzem em larga escala, é necessário chegar cedo para garantir uma maior diversidade de produtos.

 Ainda no domingo (28) às 10h30, o Projeto Música no Parque apresenta Rodi & Cesinha. O show será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, com entrada franca. Com o disco “Retrospecto” recém-lançado e comemorando 18 anos de parceria, os músicos apresentarão os clássicos da MPB, sambas e bossas novas, de compositores como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Noel Rosa, Dorival Caymmi, João Bosco, Cartola, entre outros. Rodi (Violão e Voz) e Cesinha (Bateria e Voz) estarão acompanhados por Titelo (contrabaixo).

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

 Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

 O Parque conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Colégio Poliedro, Hospital e Maternidade Policlin, Orthoservice, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.