Crianças da Fundhas realizam atividade contra dengue nesta quarta-feira
Secretaria de Governança
Um grupo de 40 crianças e adolescentes da Unidade Monsanto Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), entre 6 e 14 anos, participa de uma ação contra a dengue, Zika Vírus e Chikungunya nesta quarta-feira (24), das 14h às 15h30. A Unidade fica Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 3346, Limoeiro, região oeste de São José dos Campos.
Os alunos levarão cartazes e entregarão materiais para a comunidade do bairro com informações sobre a doença e as formas de impedir o avanço do mosquito. Os agentes de saúde entrarão nas residências fazendo a ação de controle. O grupo percorrerá as ruas Valdir Guratti, Estácio José do Nascimento, Oswaldo de Pinto Guimarães, Jairo Pinto Figueiredo e Olga Rocha de Moraes, no Jardim Pôr do Sol.
Para a ação, as crianças e adolescentes, juntamente com os profissionais da Fundhas e Secretaria de Saúde, realizaram diversas atividades de conscientização. Entre elas a utilização do aplicativo da Prefeitura “Cidade Limpa”, mapeamento juntamente com a UBS do bairro as áreas de possíveis focos, criando frases sobre a prevenção para os cartazes e faixas, entre outras.
Para a gestora da Unidade Monsanto Fundhas, Luciana Leite, o objetivo principal da atividade é transformar as informações em ações. “É muito gratificante participar de um processo em que as crianças são os multiplicadores de informações perante seus familiares e comunidade.”
A iniciativa integra os esforços do Governo Federal na promoção de ações de orientação à população para o combate aos criadouros do Aedes aegypti. É uma das atividades desenvolvidas pela Fundhas na conscientização e prevenção da doença em São José dos Campos.
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS) e envolve professores, educadores da Instituição e os agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Limoeiro.
A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.
Campanha
Com o tema “Não dê espaço para o Mosquito. Bote a Dengue pra Correr!”, a Prefeitura de São José dos Campos antecipou o lançamento a campanha de combate à dengue e desde outubro do ano passado a conscientização em rádios e TV. Além disso, a campanha tem um
hotsite com informações sobre a doença, folders, cartazes, banners e busdoors.
O objetivo da Prefeitura, com a antecipação do lançamento da campanha, foi de mobilizar a população para a prevenção, bem antes da chegada do período crítico da doença, que ocorre no verão.