Jovens aprendizes da Fundhas recebem certificado de conclusão de curso
Secretaria de Governança
Um grupo de 60 jovens aprendizes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) recebe nesta quinta-feira (25), às 9h, o certificado de conclusão de cursos. A colação de grau será no Auditório da Instituição (R. Santarém, 560 – Parque Industrial), região sul de São José dos Campos.
Os formandos concluíram os cursos de Aprendizagem Profissional nível FIC (Formação inicial e Continuada) nas áreas de Aprendiz de Assistente Administrativo, Assistente de Logística de Transporte e Recepcionista.
O Programa Jovem Aprendiz Fundhas é desenvolvido pela Instituição em parceria com diversas empresas do município (Petrobrás, Embraer, J&J, Alestis, Leroy Merlin, Monsanto, Ericsson, entre outras) e em consonância com o que preconiza as leis da aprendizagem profissional regida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.
A Aprendizagem Prática é realizada no ambiente proporcionado pelas empresas parceiras. A empresa conveniada que recebe o adolescente designa formalmente um monitor, responsável pela coordenação dos exercícios práticos e pelo acompanhamento das atividades do aprendiz no estabelecimento, buscando garantir sempre uma formação que possa de fato contribuir para seu desenvolvimento integral.
A Fundhas acompanha todo o processo de aprendizagem de seus atendidos, com rigor e olhar ético, a fim de garantir que esta experiência seja benéfica e contribua para a formação física, psíquica e profissional dos adolescentes.
A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.
Programa Jovem Aprendiz Fundhas
O Programa Jovem Aprendiz Fundhas envolve a parceria e o encaminhamento de adolescentes para empresas conveniadas, onde realizam atividades práticas supervisionadas, complementando o conhecimento adquirido nos cursos oferecidos pela Fundação. Essa prática é baseada na Lei de Aprendizagem, a Lei Federal 10.097, de 19 de dezembro de 2000.
O Jovem Aprendiz pode ser contratado pelas empresas parcerias e tem direito ao registro em carteira de trabalho, salário mínimo, 13º salário, FGTS, férias, auxílio alimentação, auxílio transporte e é certificado em todos os cursos que frequenta.