Prefeitura lança Gincana Interativa entre escolas públicas e particulares
24/02/2016
Prefeitura lança Gincana Interativa entre escolas públicas e particulares
As provas da gincana terão ações alusivas à campanha “Não dê Espaço Para o Mosquito”, transmissor da dengue, chikungunya e zika Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos lançou a segunda edição da “Gincana Interativa” entre escolas públicas e particulares da cidade. A iniciativa faz parte da campanha municipal contra o mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A gincana, que começa dia de 10 de março e prossegue até 2 de abril, é aberta a todas as escolas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) de São José. As unidades interessadas podem efetuar a inscrição até o dia 8 de março pelo e-mail gin@sjc.sp.gov.br ou pelo site da Prefeitura. O regulamento está disponível na página da Educação.

Desde outubro de 2015, antecipando as ações em relação à maioria das cidades, a Prefeitura de São José trabalha na campanha “Não dê Espaço Para o Mosquito”, com objetivo de mobilizar a população para a prevenção à doença.  As provas da gincana terão ações alusivas à campanha.

A premiação para a equipe vencedora, a exemplo do ano passado, será uma viagem a Brasília com saída do Aeroporto de São José e direito a um ‘city tour’ pela capital.  A vencedora de 2015 foi a Escola Estadual Yoshiya Takaoka, na Vila Paiva, região norte.

A iniciativa é uma ação conjunta entre as Secretarias de Educação e Saúde de São José. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3901-2194.

Mobilização 

Os estudantes da rede municipal de São José já estão engajados na campanha contra o mosquito Aedes aegypit. No último dia 19, os alunos participaram no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. 

A campanha ganhou o reforço do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva, que participou da mobilização na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Geraldo de Almeida, no bairro Pousada do Vale, zona leste. 

Na ocasião, o ministro conversou com estudantes sobre orientações de prevenção e combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do Zika vírus. 

As ações nas escolas de Ensino Fundamental envolveram atividades como identificação de criadouros, palestras e formação de brigadas de alunos contra a dengue. Já na Educação Infantil foram utilizados recursos como a contação de histórias.