Fundhas cria brigada e intensifica ações para combater Aedes aegypti
24/02/2016

Fundhas

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) está intensificando os cuidados para combater o Aedes aegypti. A guerra contra a dengue recebeu reforço da “Brigada Interna da Fundhas”, que se reúne nesta quinta-feira (25), na sede da Instituição (R. Santarém, 560 – Parque Industrial), para realizar o mapeamento de risco viabilizando o início das ações. 

Essa ação será acompanhada por um profissional de combate a endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O grupo formado por 40 profissionais da Fundhas e do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) vai atuar realizando ações de orientação, combate e prevenção dentro da Instituição.

A Brigada é coordenada pelo setor de Programa Institucionais de Saúde e Segurança da Fundhas, por meio da DRH. Serão realizadas vistorias duas vezes por semana.

As ações serão focadas na identificação e eliminação de criadouros e também em ações educativas a serem desenvolvidas com as crianças e adolescentes atendidas pela Fundhas, formando agentes multiplicadores dentro e fora da Instituição. 

Entre as ações, a Brigada é responsável por vistoriar a limpeza e eliminar focos identificando reservatórios de água parada.

Outras ações da Fundhas

Nessa segunda-feira, (22), aconteceu no Auditório Sede da Instituição um Treinamento para “Brigada Interna da Fundhas”. A formação foi realizada em parceria com a SMS, pela Agente de Combate a endemias (Líder de Equipe) do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Kelly Cristine Dias.

Ela explicou a função e a importância da formação de brigadas populares, em especial neste momento em que todas as ações possíveis estão sendo realizadas para o controle do mosquito.
“Como não temos acesso a 100% dos imóveis da cidade, o trabalho de vistorias das Brigadas aumenta a identificação de focos do mosquito e a eliminação de criadouros”, explica Kelly Cristine Dias.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.

Campanha

Com o tema “Não dê espaço para o Mosquito. Bote a Dengue pra Correr!”, a Prefeitura de São José dos Campos antecipou o lançamento da campanha de combate à dengue e, desde outubro do ano passado, iniciou a conscientização em rádios e TV. Além disso, a campanha tem um hotsite com informações sobre a doença, folders, cartazes, banners e busdoors.

O objetivo da Prefeitura, com a antecipação do lançamento da campanha, foi de mobilizar a população para a prevenção, bem antes da chegada do período crítico da doença, que ocorre no verão.