Lojistas dos Mini Shoppings conhecem Feira do Empreendedor em São Paulo
24/02/2016
A visita foi organizada pelo Sebrae, que levou mais de 40 micro e pequenos empresários.A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento
A visita foi organizada pelo Sebrae, que levou mais de 40 micro e pequenos empresários.A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Dezessete lojistas dos Mini Shoppings, como são conhecidas as três unidades do Programa Galeria do Empreendedor, visitaram pela primeira vez nesta terça-feira (23) a Feira do Empreendedor, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A visita foi organizada pelo Sebrae-SP, que levou mais de 40 micro e pequenos empresários da região.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SDECT) e executado pelo CECOMPI, o programa visa desenvolver economicamente as regiões mais distantes do centro e qualificar empreendedores locais para geração de emprego e renda.

Os empreendedores contam com a consultoria do Sebrae-SP, que avalia com cada um deles questões básicas de gestão, como fluxo de caixa, marketing e finanças, além de emitir sugestões de melhoria para seus negócios.

Até agora, o programa permitiu capacitar mais de 120 pessoas, sendo que mais de 50 foram escolhidos para receber os espaços e desenvolver seus negócios. “O objetivo da visita é apresentar aos empreendedores as novas tendências do mercado em seus respectivos setores de atividade, em um ambiente propício para identificar oportunidades de negócios e fazer networking”, definiu Rosângela Campos, analista do Sebrae-SP, que acompanhou o grupo.

Os lojistas ficaram muito satisfeitos com a visita. “Achei ótimo, conheci várias novidades”, comentou Michele Dias, 33 anos, dona de uma loja de moda evangélica no Mini Shopping Mariana II, que ainda foi sorteada para um curso gratuito de gestão financeira oferecido pelo Sebrae-SP e financiado pelo Sindicato do Comércio Varejista de São José dos Campos.

“Peguei várias informações interessantes sobre administração de empresas”, disse Ademar Inácio de Souza, 49 anos, dono de um pet shop no Mini Shopping Campo dos Alemães.

“Fiz muitos contatos e ainda assisti a duas palestras sobre marketing e publicidade”, afirmou Diego Gusmão de Lima, 26 anos, que abriu uma loja de informática na unidade do Campo.

Para Carlos Roberto de Souza, dono de uma lanchonete no mesmo Mini Shopping, a Feira de São Paulo é um evento muito importante para empreendedores iniciantes. “Tem ótimas dicas para quem está começando. Além disso, é o melhor lugar para conhecer pessoas e se informar sobre as novidades do mercado. Eu conheci novos programas de computação para fluxo de caixa que estou analisando, talvez feche negócio”, contou.

Parque Tecnológico

Empresas do Parque Tecnológico de São José dos Campos também participaram da Feira do Empreendedor como expositoras. “Viemos para divulgar nosso produto, mas também para aprender como participar de um evento de grande porte e trabalhar melhor essa parte comercial”, relatou Carlos Eduardo Castilho, sócio diretor da ZNC Sistemas, uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares para o gerenciamento de dados geográficos, recursos de web mapping e ferramentas para o setor financeiro.

“Viemos para buscar novos clientes e parceiros. Nesse sentido, o resultado da Feira tem sido muito positivo. Prospectamos 40 clientes potenciais e avaliamos a possibilidade de fechar cinco parcerias”, disse Ton Marioh, gerente comercial da Sistema Athos, também sediada no Centro Empresarial I do Parque Tecnológico e que desenvolve softwares de gestão administrativa e financeira com ênfase no controle de vendas, principalmente para empresas do setor do varejo da área de alimentação e vestuário.

Maior evento de empreendedorismo do Estado, a Feira do Empreendedor de São Paulo atraiu aproximadamente 120 mil visitantes nos quatro dias do evento. De acordo com os organizadores, a expectativa era movimentar R$ 8 milhões em negócios, um crescimento de 10% na comparação com a Feira do ano passado.