Prefeitura vai construir escola no Pinheirinho dos Palmares
24/02/2016
A escola vai atender os futuros moradores do conjunto habitacional Pinheirinho dos Palmares, onde 1.461 casas estão em construção
A escola vai atender os futuros moradores do conjunto habitacional Pinheirinho dos Palmares, onde 1.461 casas estão em construção Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos abriu nesta quarta-feira (24) edital para contratar empresa interessada na construção de uma nova escola na cidade. A unidade vai atender os futuros moradores do conjunto habitacional Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste da cidade, onde 1.461 casas estão em construção para atender as famílias que residiam no assentamento conhecido como Pinheirinho, na zona sul.

 A escola será construída em um terreno de 11 mil metros quadrados e terá área construída de 2.860 metros quadrados. O bloco educacional terá 10 berçários - com sanitário e solário, 09 salas de aula, sanitários, pátio coberto, pátio descoberto, parquinho. Os alunos terão toda infraestrutura para garantir conforto e segurança durante o período de aula, garantindo tranquilidade aos pais.

 Já o bloco Administrativo vai contar com sala de coordenação pedagógica e de descanso dos professores, secretaria, hall, espera, sanitários, guarda de carrinhos de bebê, arquivo, jardim interno e sanitários. A área de serviços vai abrigar a recepção de materiais, lavanderia, vestiários de funcionários, cozinha semi-industrial, refeitório, almoxarifados.

 O espaço externo será equipado com ampla área livre, portaria, bicicletário e estacionamento. O investimento previsto pela Prefeitura no projeto é de R$ 9.277.855,39 –valor teto do edital.

 Ampliação de vagas

 A ampliação de vagas nas escolas de Educação Infantil é uma das prioridades desta administração. Já foram abertas cerca de 5 mil novas vagas nas unidades infantis e a administração está trabalhando para garantir o acesso a todos.

 Desde 2013, a Prefeitura de São José dos Campos entregou sete escolas. Foram três de ensino fundamental: Escola Estadual da Vila Paiva, Escola Hélio Walter Bevilacqua (em parceria com o Estado, no Jardim República) e a Escola Municipal Emmanuel Antônio dos Santos (no Frei Galvão).

 Também foram construídas quatro unidades de educação infantil: Escola Municipal de Educação Infantil Lúcia Maria do Amaral (Jardim Santa Júlia), Núcleo de Educação Infantil Oswaldo Coppio (Jardim São José 2), Instituto Materno-Infantil Helena Vaz de Lima Soliva (Centro) e Instituto Materno-Infantil Helena Ferreira (no Jardim Jussara).