Secretaria de Governança
Representantes das Secretariais de Serviços
Municipais, Desenvolvimento Social, Educação, Obras, Relações do Trabalho e
Meio Ambiente estiveram presentes nesta quarta-feira (24) no auditório da
Secretaria de Meio Ambiente, no Parque da Cidade, para uma reunião de
integração ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS,
oficializado pelo Decreto Municipal 16.762/2015.
O objetivo da reunião, coordenada pela
pasta de Meio Ambiente, foi envolver as secretarias municipais que têm
interface direta com o plano e iniciar um planejamento conjunto para alcance
das metas estabelecidas.
Dentre as estratégias de ação para 2016, há
dois focos principais, que são a inclusão dos catadores e a retenção e
tratamento de resíduos na fonte geradora através da compostagem. Para isso,
será importante a integração de diversos segmentos da sociedade, como escolas,
parques, condomínios e cooperativas de catadores.
A representante da Secretaria de
Desenvolvimento Social e colaboradora do Programa de Incentivo a Qualificação –
PIQ, destacou a importância do decreto para os
catadores. “O plano é fundamental para os catadores. Hoje, lixo é dinheiro, e
isso faz com que o plano seja de grande auxilio para eles, é uma nova fonte de
renda” comentou Luciene.
A inserção do programa de compostagem em 11
escolas municipais de período integral foi uma das ações apresentadas durante o
encontro, o que agradou a Orientadora de Ciências da Secretaria Municipal de
Educação, que acredita que essa ação seja um grande passo.
“Essa questão da compostagem já está dentro
das escolas, mas, por enquanto, apenas na teoria. Agora, com o Plano de
Resíduos, vejo grandes possibilidades para que isso seja transformado em ação,
em algo prático” destacou a orientadora.
Ela ainda ressaltou como é importante
para as crianças poderem ver isso não somente dentro das salas de aulas, mas
também na prática. “Para as crianças é fantástico. Elas aprendem muito mais com
a vivência, com a prática, isso as anima mais” completou.
Plano Municipal
Em dezembro de 2015, a Prefeitura de São
José dos Campos oficializou, por meio do Decreto Municipal 16.762/2015, o Plano
Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS, cujo conteúdo é
orientado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/10).
O PMGIRS irá
nortear a gestão sustentável de resíduos no município priorizando a não
geração, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento dos resíduos
sólidos e a disposição final em aterros apenas dos rejeitos.
Além do amplo diagnóstico da gestão
integrada de resíduos no município, o plano apresenta metas progressivas para
os próximos 20 anos e as responsabilidades compartilhadas entre o setor
público, privado e a sociedade civil.
“Sua implantação é de extrema importância
para São José dos Campos, pois, além de promover a redução de custos públicos
necessários para manejo de resíduos e limpeza pública, envolve aspectos
socioambientais e o tempo de vida útil do aterro sanitário municipal, hoje
estimado em 8 anos”, destacou o diretor de gestão ambiental.