Orientadores do Arte dos Bairros têm palestra sobre Índice de Felicidade
26/02/2016

Secretaria de Governança

Os 102 orientadores e os 60 representantes das instituições parceiras vão participar nesta segunda-feira (29), das 9h às 11h, da abertura oficial do programa Arte nos Bairros de 2016. A cerimônia ocorrerá no Centro de Formação do Educador – Cefe (Avenida Olivo Gomes, 250 – Santana).

O encontro de boas-vindas terá a presença do economista e educador Marcos Arruda, que fará um seminário compartilhando a experiência que viveu nos países Butão, Laos e Vietnam, em novembro de 2015.

Ele apresentará aos participantes o aprendizado que conquistou durante esta viagem, em que participou da IV Conferência Internacional sobre o FIB – conjunto de índices de Felicidade Interna Bruta, que o Butão vem praticando como instrumento de política pública.

No seminário, o educador vai mostrar como o FIB e suas adaptações às realidades locais podem servir como ferramenta de mudança de paradigma no planejamento de uma instituição. O objetivo do encontro é integrar os orientadores e parceiros do programa Arte nos Bairros, realizando uma grande troca de experiência.

Inscrições 

As inscrições para as oficinas culturais do Projeto Arte nos Bairros, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), estão abertas até 3 de março e podem ser feitas pela internet.

São cerca de 8 mil vagas gratuitas em oficinas nas Casas de Cultura, no Centro Cultural Clemente Gomes e nas entidades parceiras da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Entre as oficinas estão diversas linguagens artísticas, como o teatro, a música, o circo, várias modalidades de dança, cultura popular, cultura da infância, cultura digital, artesanato, artes visuais, fotografia, entre outros.

O programa Arte nos Bairros é destinado aos munícipes de São José dos Campos, entre crianças a partir dos sete anos de idade, adolescentes, jovens e adultos, oferecendo vagas para oficinas e ações artísticas e culturais.

O objetivo do programa é descentralizar a cultura para levar conhecimento artístico para todos os cidadãos, estendendo as atividades ligadas aos bairros e distritos por meio das Casas de Cultura e entidades parceiras.

As matrículas devem ser feitas a partir de 7 março até uma hora antes do início da primeira aula da oficina escolhida. O prazo final é 12 de março.